Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6183 |
Resumo: | Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas. |
id |
RCAP_7b15ad7c48265336dd2de6e74b2bf37f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infânciaCriança com NEENecessidades dos paisEducação pré-escolarInclusãoChild with SEN (Special Education Needs)Parents' needsPre-school educationInclusionEste estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.This study intends to identify the most frequent and priority needs of parents whose children have Special Educational Needs included in a kindergarten and relate them to the needs (information, support, explana-tion to others, community services, financial and family functioning) and parents contexts (Family household, family situation, employment status). From the analysis we found that the most frequent and priority types of needs for parents were the Infor-mation Needs, the Support Needs and the Financial Needs. Once we related the characteristics of the par-ents and the types of needs, there was a strong convergence in the tendency of more frequent answers at the level of the Family Household, reason why we can conclude that it is not this variable that conditions having more or less difficulties in the needs. At the level of the family situation we conclude that in the Information Needs, Support, and Explanation to Others, there was a convergence for a tendency level for more frequent answers. In other needs this conver-gence did not occur. In the case of labour situation, in most needs, there was convergence for a tendency to respond according to their labour situation, so we found that is not the type of employment of these sub-jects that is going to influence the type of needs indicated.Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaSerrano, JoãoAfonso, PauloBatista, MarcoHonório, SamuelBranco, Ana Rita2018-09-21T08:43:56Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6183porMesquita, H., Serrano, J.; Afonso, P.; Batista, M.; Honório, S. & Branco, A. R. (2017). Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância. In: Freire, C. S.; Mangas, C.& Sousa, C. (Org.) (2017). Livro de Atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação, pp. 53-65.978-989-8797-14-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.312459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
title |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
spellingShingle |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância Mesquita, Helena Criança com NEE Necessidades dos pais Educação pré-escolar Inclusão Child with SEN (Special Education Needs) Parents' needs Pre-school education Inclusion |
title_short |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
title_full |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
title_fullStr |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
title_sort |
Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância |
author |
Mesquita, Helena |
author_facet |
Mesquita, Helena Serrano, João Afonso, Paulo Batista, Marco Honório, Samuel Branco, Ana Rita |
author_role |
author |
author2 |
Serrano, João Afonso, Paulo Batista, Marco Honório, Samuel Branco, Ana Rita |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Helena Serrano, João Afonso, Paulo Batista, Marco Honório, Samuel Branco, Ana Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança com NEE Necessidades dos pais Educação pré-escolar Inclusão Child with SEN (Special Education Needs) Parents' needs Pre-school education Inclusion |
topic |
Criança com NEE Necessidades dos pais Educação pré-escolar Inclusão Child with SEN (Special Education Needs) Parents' needs Pre-school education Inclusion |
description |
Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06 2017-06-01T00:00:00Z 2018-09-21T08:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6183 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, H., Serrano, J.; Afonso, P.; Batista, M.; Honório, S. & Branco, A. R. (2017). Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância. In: Freire, C. S.; Mangas, C.& Sousa, C. (Org.) (2017). Livro de Atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação, pp. 53-65. 978-989-8797-14-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830486896640 |