Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Miriam Soraia do Carmo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4077
Resumo: Uma estratégia empresarial correctamente definida é um dos factores chave para o sucesso de uma empresa. Um dos melhores exemplos das implicações de uma estratégia organizacional bem definida é o caso de estudo da Apple, apresentado nesta dissertação. O desenvolvimento de uma estratégia bem sucedida implica a análise cuidada da concorrência e do mercado, a avaliação criteriosa dos pontos fortes e fracos da empresa, a identificação das vantagens competitivas e, por fim., a definição de uma estratégia que deve ser materializada em todas as áreas da empresa de forma consistente. O processo de definição da estratégia, a sua materialização e consequentes implicações serão abordados ao longo desta dissertação através do caso prático da Apple. A Apple foi a empresa responsável pelo lançamento do primeiro computador no mercado na década de 70. No entanto, ao longo das décadas seguintes foi perdendo relevância no mercado, viu-se ultrapassada pela concorrência e mergulhada em inúmeros erros estratégicos onde a incorrecta avaliação da envolvente e a inconsistência das decisões tomadas quase foram fatais para a sua sustentabilidade. O regresso de Steve Jobs ao comando da empresa em 1997 deu lugar à definição de uma nova estratégia que levou então a Apple ao sucesso actual, como uma das empresas mais valiosas do Mundo, marca mundialmente reconhecida e referência na indústria. O objectivo deste relatório do projecto passa, em primeiro lugar, por apresentar o caso de estudo da Apple, descrevendo as indústrias em que está inserida, abordando brevemente a sua história e as várias decisões estratégicas tomadas desde 1997 que a levaram a alcançar o sucesso. Em segundo lugar, pretende-se com base em ferramentas de análise de estratégia desenvolvidas por vários autores, possibilitar ao público-alvo analisar a envolvente interna e externa, compreender e avaliar a formulação e implementação da estratégia da Apple desde 1997, abordando, por fim, o futuro da Apple perante o eventual afastamento de Steve Jobs por motivos de saúde.
id RCAP_0add9b0ce7fae68bb2ad02fa2bb32e30
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucessoEstratégiaDiferenciaçãoDiversificaçãoVantagem competitivaStrategyDiferentiatonDiversificationCompetitive advatangeUma estratégia empresarial correctamente definida é um dos factores chave para o sucesso de uma empresa. Um dos melhores exemplos das implicações de uma estratégia organizacional bem definida é o caso de estudo da Apple, apresentado nesta dissertação. O desenvolvimento de uma estratégia bem sucedida implica a análise cuidada da concorrência e do mercado, a avaliação criteriosa dos pontos fortes e fracos da empresa, a identificação das vantagens competitivas e, por fim., a definição de uma estratégia que deve ser materializada em todas as áreas da empresa de forma consistente. O processo de definição da estratégia, a sua materialização e consequentes implicações serão abordados ao longo desta dissertação através do caso prático da Apple. A Apple foi a empresa responsável pelo lançamento do primeiro computador no mercado na década de 70. No entanto, ao longo das décadas seguintes foi perdendo relevância no mercado, viu-se ultrapassada pela concorrência e mergulhada em inúmeros erros estratégicos onde a incorrecta avaliação da envolvente e a inconsistência das decisões tomadas quase foram fatais para a sua sustentabilidade. O regresso de Steve Jobs ao comando da empresa em 1997 deu lugar à definição de uma nova estratégia que levou então a Apple ao sucesso actual, como uma das empresas mais valiosas do Mundo, marca mundialmente reconhecida e referência na indústria. O objectivo deste relatório do projecto passa, em primeiro lugar, por apresentar o caso de estudo da Apple, descrevendo as indústrias em que está inserida, abordando brevemente a sua história e as várias decisões estratégicas tomadas desde 1997 que a levaram a alcançar o sucesso. Em segundo lugar, pretende-se com base em ferramentas de análise de estratégia desenvolvidas por vários autores, possibilitar ao público-alvo analisar a envolvente interna e externa, compreender e avaliar a formulação e implementação da estratégia da Apple desde 1997, abordando, por fim, o futuro da Apple perante o eventual afastamento de Steve Jobs por motivos de saúde.A well defined business strategy is a key success factor for any company. The case study of Apple, which will be presented in this project, is one of the best examples of how important the business strategy is in the company’s performance. The development of a successful business strategy requires an analysis of the market and its competitors, an evaluation of the company’s strengths and weaknesses, the identification of the its competitive advantages and the definition of a strategy which must be followed by every area of the organization in a consistent way. This process of strategy definition, its implementation and consequences will be illustrated in this project through the case study of Apple. Apple was the company which launched the first personal computer in the 70s. However, in the following decades, Apple started to lose its market position, surpassed by its competitors and involved in many strategic mishaps, due to an inappropriate environment analysis and inconsistent decisions, which put the company close to its collapse. Steve Jobs’ return in 1997 rescued the company from bankruptcy through the definition of a sound business strategy and turned Apple into one of the most valuable companies in the world and the industry reference in terms of product design, easy-to-use and innovation. The purpose of this project is, firstly, to present the case study of Apple, describing the industries in which Apple operates, its history and the successful strategic decisions which were taken since 1997. Secondly, this project is also intended to analyze Apple’s strategic options though strategy analysis tools, developed by several authors. As a result, it will develop an extensive analysis of the internal and external environment, evaluate the implementation of Apple’s strategy and its consequences and discuss the future of Apple if Steve Jobs takes a permanent leave from the company he founded in 1976.2012-11-09T09:41:33Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4077porInácio, Miriam Soraia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:12.763187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
title Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
spellingShingle Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
Inácio, Miriam Soraia do Carmo
Estratégia
Diferenciação
Diversificação
Vantagem competitiva
Strategy
Diferentiaton
Diversification
Competitive advatange
title_short Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
title_full Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
title_fullStr Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
title_full_unstemmed Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
title_sort Como a estratégia seguida pela Apple se tornou um caso de sucesso
author Inácio, Miriam Soraia do Carmo
author_facet Inácio, Miriam Soraia do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Miriam Soraia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Diferenciação
Diversificação
Vantagem competitiva
Strategy
Diferentiaton
Diversification
Competitive advatange
topic Estratégia
Diferenciação
Diversificação
Vantagem competitiva
Strategy
Diferentiaton
Diversification
Competitive advatange
description Uma estratégia empresarial correctamente definida é um dos factores chave para o sucesso de uma empresa. Um dos melhores exemplos das implicações de uma estratégia organizacional bem definida é o caso de estudo da Apple, apresentado nesta dissertação. O desenvolvimento de uma estratégia bem sucedida implica a análise cuidada da concorrência e do mercado, a avaliação criteriosa dos pontos fortes e fracos da empresa, a identificação das vantagens competitivas e, por fim., a definição de uma estratégia que deve ser materializada em todas as áreas da empresa de forma consistente. O processo de definição da estratégia, a sua materialização e consequentes implicações serão abordados ao longo desta dissertação através do caso prático da Apple. A Apple foi a empresa responsável pelo lançamento do primeiro computador no mercado na década de 70. No entanto, ao longo das décadas seguintes foi perdendo relevância no mercado, viu-se ultrapassada pela concorrência e mergulhada em inúmeros erros estratégicos onde a incorrecta avaliação da envolvente e a inconsistência das decisões tomadas quase foram fatais para a sua sustentabilidade. O regresso de Steve Jobs ao comando da empresa em 1997 deu lugar à definição de uma nova estratégia que levou então a Apple ao sucesso actual, como uma das empresas mais valiosas do Mundo, marca mundialmente reconhecida e referência na indústria. O objectivo deste relatório do projecto passa, em primeiro lugar, por apresentar o caso de estudo da Apple, descrevendo as indústrias em que está inserida, abordando brevemente a sua história e as várias decisões estratégicas tomadas desde 1997 que a levaram a alcançar o sucesso. Em segundo lugar, pretende-se com base em ferramentas de análise de estratégia desenvolvidas por vários autores, possibilitar ao público-alvo analisar a envolvente interna e externa, compreender e avaliar a formulação e implementação da estratégia da Apple desde 1997, abordando, por fim, o futuro da Apple perante o eventual afastamento de Steve Jobs por motivos de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-11-09T09:41:33Z
2012-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4077
url http://hdl.handle.net/10071/4077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134688471678976