A Influência do valor da marca na satisfação do espetador em eventos de kickboxing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6234 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto |
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A Influência do valor da marca na satisfação do espetador em eventos de kickboxingEspetadoresEventos de desportoGestão do desportoKickboxingMarketing do desportoSatisfaçãoValor da marcaBrand equitySpectatorsSports managementSports marketingMestrado em Gestão do DesportoO objetivo do estudo é analisar a influência dos fatores da associação à marca na satisfação dos espetadores de kickboxing. Para tal, criou-se um questionário de acordo com o modelo de Ross, Russell e Bang (2008) considerando-se o estudo de Kim, Andrew, e Greenwell (2009). Recolheram-se 252 questionários em eventos de kickboxing, dos quais 214 foram validados. Após uma análise fatorial exploratória dos dados, identificou-se que os fatores organizadores, história, violência, restauração, combates, fãs, interação social, marca, sucesso do evento e apreciação estética são os que melhor explicam a associação à marca. Através da regressão linear verificou-se que os fatores de associação à marca têm um bom impacto na explicação da satisfação dos espetadores. Podemos destacar os fatores organizadores, história, restauração, combate, fãs, a interação social, marca e qualidades estéticas como explicativos da satisfação dos espetadores. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se que não existem diferenças nos níveis de satisfação entre grupos. Alguns dos fatores de associação à marca que mais influenciaram a satisfação, como os de organizadores, fãs, história, interação social e sucesso do evento, tiveram diferenças de acordo com o género, habilitações literárias e se é ou não praticante da modalidade.The purpose of this study is to analyse the influence that the factors of brand association have on the kickboxing spectator. In order to achieve the proposed objective, a questionnaire was created based on the Ross, Russell and Bang (2008) model considering Kim, Andrew and Greenwell (2009) study. 252 questionnaires were collected on kickboxing events, 214 of which were deemed valid. After an exploratory factor analysis at the data organization the factors of organizers, history, violence, concessions, fight, fans, social interaction, brand mark, event success and aesthetic qualities were identified as the factors that better explain the brand association. The execution of the linear regression verified that these factors had a good impact on explaning the satisfaction of the spectators. We can emphasize that organizers, history, concessions, fight, fans, social interaction, brand mark and aesthetic qualities are the factors that better explain satisfaction. Social-demographic analysis suggests that there are no significantly statistical differences on satisfaction between on the groups. Some of the factors of brand association that influenced satisfaction like organizers, fans, history, social interaction and event success, showed differences on gender, academic qualifications and whether or not practicing the sport.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaCunha, Leonardo António Cintra da2013-12-10T12:14:04Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6234porCunha, Leonardo Cintra da (2013) - A Influência do valor da marca na satisfação do espetador em eventos de kickboxing. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:39.163092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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