Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19441 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_32f931794ec9fa587f5305e3db15c634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19441 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelizaçãomotivação desportivasatisfaçãofidelizaçãolealdademarketing desportivosports motivationsatisfactionfidelityloyaltysports marketingMestrado em MarketingNas últimas décadas, o desporto, vem-se firmando como um setor de atividade em enorme expansão. A adaptação do papel do marketing na área desportiva e sistemas de gestão, tem como objetivo fortalecer relações duradouras. Esta dissertação estuda o impacto real das motivações dos atletas na satisfação, lealdade e fidelização dentro de um clube desportivo. Pretende-se identificar o tipo de motivação determinante para a prática de ginástica e verificar a associação desta na satisfação, lealdade e fidelização à organização desportiva da sua prática. A investigação assenta numa abordagem qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, a atletas do Clube de Ginástica de Almada de forma a compreender em profundidade as suas motivações e a sua ligação com o clube. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a motivação extrínseca e regulação identificada são os tipos de motivação que mais levam os atletas à prática gímnica e que a satisfação dos atletas não é um indicador de fidelização e lealdade. Conclui-se, ainda, que não é evidente qualquer associação entre a motivação dos atletas e a sua satisfação, fidelização e lealdade para com o clube. Do ponto de vista académico, este estudo contribui para a literatura existente sobre a questão da motivação, satisfação, lealdade e fidelização dos desportistas nas suas relações institucionais numa perspetiva qualitativa, ponto de partida para futuros trabalhos académicos. A nível empresarial, esta investigação oferece insights á gestão de marketing desportivo, precioso contributo na definição de estratégias que visem a construção e manutenção de relações institucionais de longa duração.In recent decades, sport as a sector of activity has enormously expanded due to the current demands of consumer needs. The goal of adapting the role of marketing in the sports area and management systems, is to strengthen long-lasting relationships. This dissertation studies the real impact of athletes' motivations on satisfaction, fidelity and loyalty within sports organizations. The aim is to identify the type of motivation that is decisive for the practice of gymnastics and to verify its association with satisfaction, fidelity and loyalty to the sports organisation of its practice. The research is based on a qualitative approach, through semi-structured interviews conducted with athletes from the Almada Gymnastics Club in order to understand in depth their motivations and their connection with the club. With the results obtained, it was possible to conclude that extrinsic motivation and self-regulation are the types of motivation that most athletes link to the practice of gymnastics and that the satisfaction of athletes is not an indicator of fidelity and loyalty. It is also concluded that there is no evident association between the athlete's motivation and their satisfaction, fidelity and loyalty to the club. From an academic point of view, this study contributes to the existing literature about satisfaction, fidelity and loyalty among athletes' in their sports organizations from a qualitative perspective, as a starting point for further investigation. From a business point of view, this research offers insights to sports marketing managers, which can be applied in customer retention strategies by building long-lasting relationships.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaSebastião, Filipa Pimenta2020-01-27T11:24:37Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19441porSebastião, Filipa Pimenta (2019). "Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.003577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
title |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
spellingShingle |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização Sebastião, Filipa Pimenta motivação desportiva satisfação fidelização lealdade marketing desportivo sports motivation satisfaction fidelity loyalty sports marketing |
title_short |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
title_full |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
title_fullStr |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
title_full_unstemmed |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
title_sort |
Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização |
author |
Sebastião, Filipa Pimenta |
author_facet |
Sebastião, Filipa Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebastião, Filipa Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motivação desportiva satisfação fidelização lealdade marketing desportivo sports motivation satisfaction fidelity loyalty sports marketing |
topic |
motivação desportiva satisfação fidelização lealdade marketing desportivo sports motivation satisfaction fidelity loyalty sports marketing |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-01-27T11:24:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19441 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sebastião, Filipa Pimenta (2019). "Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131135089836032 |