Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Filipa Pimenta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19441
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_32f931794ec9fa587f5305e3db15c634
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelizaçãomotivação desportivasatisfaçãofidelizaçãolealdademarketing desportivosports motivationsatisfactionfidelityloyaltysports marketingMestrado em MarketingNas últimas décadas, o desporto, vem-se firmando como um setor de atividade em enorme expansão. A adaptação do papel do marketing na área desportiva e sistemas de gestão, tem como objetivo fortalecer relações duradouras. Esta dissertação estuda o impacto real das motivações dos atletas na satisfação, lealdade e fidelização dentro de um clube desportivo. Pretende-se identificar o tipo de motivação determinante para a prática de ginástica e verificar a associação desta na satisfação, lealdade e fidelização à organização desportiva da sua prática. A investigação assenta numa abordagem qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, a atletas do Clube de Ginástica de Almada de forma a compreender em profundidade as suas motivações e a sua ligação com o clube. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a motivação extrínseca e regulação identificada são os tipos de motivação que mais levam os atletas à prática gímnica e que a satisfação dos atletas não é um indicador de fidelização e lealdade. Conclui-se, ainda, que não é evidente qualquer associação entre a motivação dos atletas e a sua satisfação, fidelização e lealdade para com o clube. Do ponto de vista académico, este estudo contribui para a literatura existente sobre a questão da motivação, satisfação, lealdade e fidelização dos desportistas nas suas relações institucionais numa perspetiva qualitativa, ponto de partida para futuros trabalhos académicos. A nível empresarial, esta investigação oferece insights á gestão de marketing desportivo, precioso contributo na definição de estratégias que visem a construção e manutenção de relações institucionais de longa duração.In recent decades, sport as a sector of activity has enormously expanded due to the current demands of consumer needs. The goal of adapting the role of marketing in the sports area and management systems, is to strengthen long-lasting relationships. This dissertation studies the real impact of athletes' motivations on satisfaction, fidelity and loyalty within sports organizations. The aim is to identify the type of motivation that is decisive for the practice of gymnastics and to verify its association with satisfaction, fidelity and loyalty to the sports organisation of its practice. The research is based on a qualitative approach, through semi-structured interviews conducted with athletes from the Almada Gymnastics Club in order to understand in depth their motivations and their connection with the club. With the results obtained, it was possible to conclude that extrinsic motivation and self-regulation are the types of motivation that most athletes link to the practice of gymnastics and that the satisfaction of athletes is not an indicator of fidelity and loyalty. It is also concluded that there is no evident association between the athlete's motivation and their satisfaction, fidelity and loyalty to the club. From an academic point of view, this study contributes to the existing literature about satisfaction, fidelity and loyalty among athletes' in their sports organizations from a qualitative perspective, as a starting point for further investigation. From a business point of view, this research offers insights to sports marketing managers, which can be applied in customer retention strategies by building long-lasting relationships.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaSebastião, Filipa Pimenta2020-01-27T11:24:37Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19441porSebastião, Filipa Pimenta (2019). "Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.003577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
title Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
spellingShingle Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
Sebastião, Filipa Pimenta
motivação desportiva
satisfação
fidelização
lealdade
marketing desportivo
sports motivation
satisfaction
fidelity
loyalty
sports marketing
title_short Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
title_full Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
title_fullStr Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
title_full_unstemmed Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
title_sort Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização
author Sebastião, Filipa Pimenta
author_facet Sebastião, Filipa Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Filipa Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv motivação desportiva
satisfação
fidelização
lealdade
marketing desportivo
sports motivation
satisfaction
fidelity
loyalty
sports marketing
topic motivação desportiva
satisfação
fidelização
lealdade
marketing desportivo
sports motivation
satisfaction
fidelity
loyalty
sports marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-27T11:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19441
url http://hdl.handle.net/10400.5/19441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sebastião, Filipa Pimenta (2019). "Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135089836032