Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Leonor de Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15782
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0af0b1a45165de4abd878d4ab65d260f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridadeResolução de problemasRepresentações matemáticasFunções das representaçõesRelações entre representaçõesEducação MatemáticaSolving problemsMathematical representationsRepresentation functionsConnections between representationsMathematic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte do relatório é feita uma descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma comparação crítica e reflexiva das duas práticas. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico desenvolvido com alunos do 2.º ano de escolaridade na prática pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este intitula-se “Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade” e teve como finalidade compreender a que tipo de representações estes alunos recorrem para resolver problemas, o papel desempenhado por essas representações nos processos de resolução dos problemas e as relações que estabelecem entre os diferentes tipos de representações. O estudo é de natureza qualitativa, tendo um carácter descritivo e interpretativo. Para recolher os dados privilegiaram-se as técnicas da observação participante e da entrevista a dois pares de alunos, tendo sido a análise de conteúdo a técnica utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados da investigação permitiram verificar que os participantes no estudo, para resolver os problemas, recorreram a representações físicas, visuais, verbais e simbólicas. Na sua maioria, as representações físicas foram utilizadas para rever os processos de resolução e interpretar a situação dos problemas, as visuais para obter a solução dos problemas e as simbólicas e verbais para explicar e justificar os processos adotados ao longo das suas resoluções. Quanto às relações estabelecidas entre os diferentes tipos de representações, verificou-se que os alunos tiveram mais facilidade em estabelecer relações entre as visuais e físicas e entre as verbais e visuais, manifestando alguma dificuldade na utilização de tabelas e respetiva relação com os outros tipos de representações.Abstract This report is developed in the context of the Supervised Teaching Practice II curricular unit of the Master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Science in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part of the report a description is made of the pedagogical practices developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, as well as a critical and reflective comparison of both practices. In the second part the empirical study developed with the second-grade students in the pedagogical practice of the 1st Cycle of Basic Education is presented. This study is entitled “Mathematical representations, their functions and relations in problem solving: a study with 2nd grade students” and it was aimed to understand what kind of representations these students resort to solve problems, the role played by these representations in the problem solving processes and the connections established between the different kind of representations. This is a qualitative study, having a descriptive and interpretative character. In order to collect the data are privileged the techniques of participant observation and interview to two pairs of students, having been the content analyses the technique used for the data processing. The investigation results allowed to verify that the participants in the study used physical, visual, verbal and symbolic representations to solve the problems. For the most part, the physical representations have been used to review the solving processes and interpretate the problems situation, the visual representations have been used to obtain the problems solution and the symbolic and verbal representations have been used to explain and justify the processes used throughout its resolutions. As to the connections established between the different kind of representations, it has been found that the students find it easier to link visual and physical representations and between verbal and visual representations, showing some difficulty in using tables and its respective connection with the other kinds of representations.Almeida, Pedro da CruzRCIPLMendes, Leonor de Matos2023-03-09T10:45:44Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15782TID:203194365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.771502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
title Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
spellingShingle Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Mendes, Leonor de Matos
Resolução de problemas
Representações matemáticas
Funções das representações
Relações entre representações
Educação Matemática
Solving problems
Mathematical representations
Representation functions
Connections between representations
Mathematic education
title_short Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
title_full Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
title_fullStr Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
title_sort Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
author Mendes, Leonor de Matos
author_facet Mendes, Leonor de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Pedro da Cruz
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Leonor de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Representações matemáticas
Funções das representações
Relações entre representações
Educação Matemática
Solving problems
Mathematical representations
Representation functions
Connections between representations
Mathematic education
topic Resolução de problemas
Representações matemáticas
Funções das representações
Relações entre representações
Educação Matemática
Solving problems
Mathematical representations
Representation functions
Connections between representations
Mathematic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-03-09T10:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15782
TID:203194365
url http://hdl.handle.net/10400.21/15782
identifier_str_mv TID:203194365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506732818432