Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14547 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_a253368102b0a59067a5db49ea6bca85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocíniosResolução de problemasEstratégiasRepresentaçõesRaciocínios.Problem solvingStrategiesRepresentationsReasoningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática e Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo presente neste relatório, denominado “Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios”, teve como objetivo principal compreender de que forma alunos de 4.º ano de escolaridade resolvem problemas matemáticos. Neste sentido, foram elaboradas questões de investigação: (i) Que estratégias são utilizadas por alunos de 4.º ano na resolução de problemas matemáticos?; (ii) Que representações são privilegiadas por estes alunos na resolução de problemas?; (iii) Que tipos de raciocínio estão presentes nas resoluções dos alunos?. A investigação desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, assente num paradigma interpretativo. A recolha dos dados efetuou-se através das técnicas: observação participante, entrevistas clínicas e a recolha das produções dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os participantes deste estudo, alunos do 4.º ano de escolaridade, resolvem problemas numéricos privilegiando a estratégia: fazer tentativas. Referente às representações utilizadas pelos alunos, existe uma maior incidência pela escolha de representações simbólicas matemáticas, sob a forma escrita e oral. Deste modo, os participantes, manifestam preferência em comunicar o seu raciocínio recorrendo a linguagem matemática. Os resultados divulgam que o raciocínio dedutivo, apresenta-se como o mais utilizado, quando os alunos resolvem problemas matemáticos.Abstract This report was carried out within the scope of the course of Supervised Teaching Practice II, integrated in the learning agreement of the 2nd year of the Master degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The study presented in this report, entitled “Solving Mathematical Problems by 4th Grade Students: Strategies, Representations and Reasoning”, aimed to understand how 4th grade students solve mathematical problems. In this sense, research questions were elaborated: (i) What strategies are used by 4th grade students in solving mathematical problems?; (ii) What representations are privileged by these students in problem solving?; (iii) What types of reasoning are present in the students resolutions?. The investigation was developed through a case study, based on an interpretive paradigm. Data collection was carried out through the following techniques: participant observation, clinical interviews and the collection of students' productions. The results obtained show that the participants of this study, students from the 4th year of schooling, solve numerical problems, preferentially resorting to the strategy of making attempts. Regarding the representations used by students, there is a greater incidence of the choice of mathematical symbolic representations, in written and oral form. The participants express a preference for communicating their reasoning using mathematical language. The results show that deductive reasoning is the most used when students solve mathematical problems.Caseiro, AnaRCIPLCandeias, Sara Filipa Rana2022-04-04T10:43:33Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14547TID:202938794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.052085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
title |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
spellingShingle |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios Candeias, Sara Filipa Rana Resolução de problemas Estratégias Representações Raciocínios. Problem solving Strategies Representations Reasoning |
title_short |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
title_full |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
title_fullStr |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
title_sort |
Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios |
author |
Candeias, Sara Filipa Rana |
author_facet |
Candeias, Sara Filipa Rana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caseiro, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Sara Filipa Rana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Estratégias Representações Raciocínios. Problem solving Strategies Representations Reasoning |
topic |
Resolução de problemas Estratégias Representações Raciocínios. Problem solving Strategies Representations Reasoning |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 2021-07-12T00:00:00Z 2022-04-04T10:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14547 TID:202938794 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14547 |
identifier_str_mv |
TID:202938794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553851988836352 |