A escola: os primeiros passos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Helena Luísa Marta de Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99881
Resumo: Relatório para a obtenção do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_0af546a1f5b12403090dbedb0ae52786
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola: os primeiros passosProjetoRelatórioMestradoEnsinoProject ReportMaster’s Degree,TeachingRelatório para a obtenção do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O presente relatório simboliza a última etapa do Mestrado em Ensino da Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e destina-se à fiel descrição de todo o trabalho do estágio pedagógico realizado ao longo do ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra. O núcleo de estágio desta Escola, constituído pelo professor cooperante Doutor José Carlos Balsa e pelas professoras estagiárias Helena Alves, Maria João Santos e Tânia Lopes, desenvolveu a sua prática letiva no nível secundário, nomeadamente no 10.º ano de escolaridade da área de Matemática A e no 11.º ano de escolaridade da área de humanidades, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, 2.º ano. Nesta exposição documento as tarefas realizadas ao longo do ano no âmbito do estágio pedagógico, apresentando-as cronologicamente, de acordo com a ordem pela qual tomei contato com as mesmas. Entendo que todos os trabalhos que executei são igualmente valiosos e importantes para o meu crescimento individual e profissional. Inicialmente irei fazer a sua descrição e posteriormente a sua reflexão. Nas notas introdutórias irei caraterizar a Escola com que lidei, passando, numa segunda fase, para a descrição dos trabalhos que desenvolvi, como as planificações e lecionações de aulas, perfil dos alunos das turmas, participações em atividades do Grupo Disciplinar de Matemática e em atividades de enriquecimento curricular, interação com a Comunidade Escolar, entre outras. Termino apresentando as reflexões sobre tudo o que vivi e aprendi neste ano letivo.This report symbolizes the last phase of the Master´s Degree in Teaching Mathematics of the 3rd Cycle of Elementary and High Education and is intended for the faithful description of all the pedagogical internship work conducted over the school year 2012/2013 at the Elementary and High School of “Quinta das Flores”, in Coimbra. The nucleus of internship of this School, composed by the cooperating teacher José Carlos Balsa D.D. and the trainee teachers Helena Alves, Maria João Santos and Tania Lopes, developed his teaching practice at the high level, namely the 10 th year of schooling in the area of Mathematics A and the 11th year of schooling in the area of humanities, Mathematics Applied to Social Sciences, 2d year of schooling. In this exposition I document the tasks performed throughout the year in the teaching practice, by presenting them chronologically, according to the order in which I made contact with them. I understand that all the works that I performed are equally valuable and important to my individual and professional growth. Initially I will make their description and then its reflection. In the introductory notes I will characterize the school I dealt with it, passing, in a second phase, to describe the works that I developed, such as the lesson plans and teaching, the profile of the students in the classes, the participation in activities of the Group Discipline of Mathematics and activities of curriculum enrichment, the interaction with the school community, among others. I conclude by presenting the considerations upon everything I lived and learned in this school year.2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99881http://hdl.handle.net/10316/99881porAlves, Helena Luísa Marta de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:01:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:23.016133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola: os primeiros passos
title A escola: os primeiros passos
spellingShingle A escola: os primeiros passos
Alves, Helena Luísa Marta de Andrade
Projeto
Relatório
Mestrado
Ensino
Project Report
Master’s Degree,
Teaching
title_short A escola: os primeiros passos
title_full A escola: os primeiros passos
title_fullStr A escola: os primeiros passos
title_full_unstemmed A escola: os primeiros passos
title_sort A escola: os primeiros passos
author Alves, Helena Luísa Marta de Andrade
author_facet Alves, Helena Luísa Marta de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Helena Luísa Marta de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Relatório
Mestrado
Ensino
Project Report
Master’s Degree,
Teaching
topic Projeto
Relatório
Mestrado
Ensino
Project Report
Master’s Degree,
Teaching
description Relatório para a obtenção do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99881
http://hdl.handle.net/10316/99881
url http://hdl.handle.net/10316/99881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134068978221056