Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Stephanie Russo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36504
Resumo: Este projeto tem como objetivo avaliar a indústria cultural criativa, utilizando-se do Design e Social Media Marketing para dar um contributo quer a nível académico quer a nível empresarial. É relevante a nível académico por apresentar inovação ao relacionar as áreas de Marketing digital, o Design e a indústria criativa em simultâneo. A nível empresarial permite às Indústrias culturais e criativas a perceberem que é necessário o investimento no Marketing para o seu desenvolvimento. Foram utilizados como metodologia o Design management e o Design Thinking, a partir de entrevistas qualitativas. Os resultados da investigação sugerem a necessidade por parte das atividades da indústria criativa de arriscarem e confiarem na estratégia de Marketing digital para satisfazer, reter e fidelizar os seus clientes, e em conjunto elaborarem Designs estratégicos que incentivem o cliente a ser “seguidor” habitual das suas redes e a manter uma comunicação regular e bidirecional.
id RCAP_0b03630969defc1b5b9ca8a6e7b72e66
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativaEstratégiasDesign thinkingMarketing digitalIndústria cultural e criativaEste projeto tem como objetivo avaliar a indústria cultural criativa, utilizando-se do Design e Social Media Marketing para dar um contributo quer a nível académico quer a nível empresarial. É relevante a nível académico por apresentar inovação ao relacionar as áreas de Marketing digital, o Design e a indústria criativa em simultâneo. A nível empresarial permite às Indústrias culturais e criativas a perceberem que é necessário o investimento no Marketing para o seu desenvolvimento. Foram utilizados como metodologia o Design management e o Design Thinking, a partir de entrevistas qualitativas. Os resultados da investigação sugerem a necessidade por parte das atividades da indústria criativa de arriscarem e confiarem na estratégia de Marketing digital para satisfazer, reter e fidelizar os seus clientes, e em conjunto elaborarem Designs estratégicos que incentivem o cliente a ser “seguidor” habitual das suas redes e a manter uma comunicação regular e bidirecional.This project aims to evaluate the creative cultural industry, using Design and Social Media Marketing to make a contribution both at the academic and business levels. It is relevant at the academic level for presenting innovation by relating the areas of digital Marketing, Design and the creative industry simultaneously. At the business level, it allows cultural and creative industries to realize that investment in Marketing is necessary for their development. Design management and Design Thinking were used as a methodology, based on qualitative interviews. The research results suggest the need on the part of the creative industry activities to take a risk and rely on the digital Marketing strategy to satisfy, retain and retain their customers, and together develop strategic Designs that encourage the customer to be a habitual “follower” of their networks and maintain regular and bidirectional communication.Dias, Joana do CarmoRepositório ComumFabris, Stephanie Russo2021-05-14T15:22:10Z2021-04-01T00:00:00Z2021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36504202724620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:34.226148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
title Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
spellingShingle Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
Fabris, Stephanie Russo
Estratégias
Design thinking
Marketing digital
Indústria cultural e criativa
title_short Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
title_full Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
title_fullStr Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
title_full_unstemmed Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
title_sort Marketing digital: o contributo do social media marketing na indústria cultural e criativa
author Fabris, Stephanie Russo
author_facet Fabris, Stephanie Russo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Joana do Carmo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Stephanie Russo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Design thinking
Marketing digital
Indústria cultural e criativa
topic Estratégias
Design thinking
Marketing digital
Indústria cultural e criativa
description Este projeto tem como objetivo avaliar a indústria cultural criativa, utilizando-se do Design e Social Media Marketing para dar um contributo quer a nível académico quer a nível empresarial. É relevante a nível académico por apresentar inovação ao relacionar as áreas de Marketing digital, o Design e a indústria criativa em simultâneo. A nível empresarial permite às Indústrias culturais e criativas a perceberem que é necessário o investimento no Marketing para o seu desenvolvimento. Foram utilizados como metodologia o Design management e o Design Thinking, a partir de entrevistas qualitativas. Os resultados da investigação sugerem a necessidade por parte das atividades da indústria criativa de arriscarem e confiarem na estratégia de Marketing digital para satisfazer, reter e fidelizar os seus clientes, e em conjunto elaborarem Designs estratégicos que incentivem o cliente a ser “seguidor” habitual das suas redes e a manter uma comunicação regular e bidirecional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14T15:22:10Z
2021-04-01T00:00:00Z
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36504
202724620
url http://hdl.handle.net/10400.26/36504
identifier_str_mv 202724620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130002285920256