Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toaldo, Ana Maria Machado
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Luce, Fernando Bins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96579
Resumo: Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização.
id UFRGS-2_5b8bd7271a93a1d6eab2f381066bc878
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96579
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toaldo, Ana Maria MachadoLuce, Fernando Bins2014-06-13T02:07:53Z20111517-8900http://hdl.handle.net/10183/96579000915111Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização.This research focus on marketing strategy, studying the repercussion of strategy process of individuals’ creativity in the organization. It intends to verify if the actions developed to determine and practice marketing strategies result in organization creativity. In order to reach this goal, a two-stage method has been elaborated: an exploratory and another descriptive. The exploratory research, comprehending in-depth interviews with executives, contemplates the relationship between creativity and marketing strategy making process and also the definition of the elements necessary to measure creativity from marketing strategy. The descriptive research consisted of a survey in 200 companies aiming at verifying the existing creativity with the marketing strategy formulation and implementation. The analysis of the research results has demonstrated that the marketing strategy process motivates creativity and inovative actions on individuals, resulting changings in the organization.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2011), p. 57-71CriatividadeEstratégiaMarketingCreativityStrategyProcesso de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultadosMarketing strategy process : creativity as one of their resultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915111.pdf000915111.pdfTexto completoapplication/pdf1297608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/1/000915111.pdf1c8ac932ec9435a583ce04d065248bbaMD51TEXT000915111.pdf.txt000915111.pdf.txtExtracted Texttext/plain43169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/2/000915111.pdf.txt04ed22e4080a70a0c0707e24367bd743MD52THUMBNAIL000915111.pdf.jpg000915111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/3/000915111.pdf.jpgfc55e06fde103666b911e4ff45efcd02MD5310183/965792018-10-22 07:59:51.277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:59:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Marketing strategy process : creativity as one of their results
title Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
spellingShingle Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
Toaldo, Ana Maria Machado
Criatividade
Estratégia
Marketing
Creativity
Strategy
title_short Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
title_full Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
title_fullStr Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
title_full_unstemmed Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
title_sort Processo de estratégia de marketing : a criatividade como um dos seus resultados
author Toaldo, Ana Maria Machado
author_facet Toaldo, Ana Maria Machado
Luce, Fernando Bins
author_role author
author2 Luce, Fernando Bins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado
Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Estratégia
Marketing
topic Criatividade
Estratégia
Marketing
Creativity
Strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Strategy
description Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-13T02:07:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96579
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-8900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915111
identifier_str_mv 1517-8900
000915111
url http://hdl.handle.net/10183/96579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Faces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2011), p. 57-71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/1/000915111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/2/000915111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96579/3/000915111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c8ac932ec9435a583ce04d065248bba
04ed22e4080a70a0c0707e24367bd743
fc55e06fde103666b911e4ff45efcd02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224836803985408