A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mariline Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/3028
Resumo: O presente estudo procura investigar, analisar e explorar, a contribuição do álbum ilustrado na prevenção do abuso sexual infantil como ferramenta educativa. Pretende-se entender o potencial da ilustração na comunicação de temáticas sensíveis como o abuso infantil. Identifica-se uma oferta muito reduzida de livros infantis que abordam esta temática, a qual se encontra bastante presente na sociedade, mas ao mesmo tempo invisível. O objetivo principal deste projeto consiste na criação de um objeto prático, nomeadamente o álbum ilustrado, que facilite a comunicação e a consciencialização, da sociedade em geral, para este tema. O álbum ilustrado Onde vivem os segredos? procura abordar os diferentes tipos de abusos e emoções associadas, assim como informar, prevenir e incentivar a denúncia. As táticas comuns utilizadas pelos abusadores para silenciar as suas vítimas são a manipulação emocional através do segredo. A narrativa procura diferenciar segredos bons de segredos maus, assim como os impactos emocionais decorrentes de guardar segredos maus. Neste sentido, pretende-se que este livro não se destine apenas ao público infantil, mas que constitua também uma ferramenta para os encarregados de educação, de modo a facilitar a abordagem do tema do abuso infantil. Para tal, foram adicionados capítulos informativos para crianças e adultos, incentivando à reflexão e ao diálogo. Pretende-se, assim, encorajar o seu público para a partilha e prevenção de possíveis situações de abuso, bem como alertar os encarregados de educação, auxiliando-os a agir em situações de abuso e a direcionar o processo de denúncia para os canais adequados à obtenção de ajuda. A comunicação da temática é transmitida através da imagem e do seu valor simbólico. A presente investigação procura, assim, analisar e identificar o potencial e a relação da imagem na comunicação de questões sociais ao público infantil.
id RCAP_0b1433a25c3b48f2cd3c812576675bd7
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/3028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTILAbuso InfantilÁlbum IlustradoIlustraçãoO presente estudo procura investigar, analisar e explorar, a contribuição do álbum ilustrado na prevenção do abuso sexual infantil como ferramenta educativa. Pretende-se entender o potencial da ilustração na comunicação de temáticas sensíveis como o abuso infantil. Identifica-se uma oferta muito reduzida de livros infantis que abordam esta temática, a qual se encontra bastante presente na sociedade, mas ao mesmo tempo invisível. O objetivo principal deste projeto consiste na criação de um objeto prático, nomeadamente o álbum ilustrado, que facilite a comunicação e a consciencialização, da sociedade em geral, para este tema. O álbum ilustrado Onde vivem os segredos? procura abordar os diferentes tipos de abusos e emoções associadas, assim como informar, prevenir e incentivar a denúncia. As táticas comuns utilizadas pelos abusadores para silenciar as suas vítimas são a manipulação emocional através do segredo. A narrativa procura diferenciar segredos bons de segredos maus, assim como os impactos emocionais decorrentes de guardar segredos maus. Neste sentido, pretende-se que este livro não se destine apenas ao público infantil, mas que constitua também uma ferramenta para os encarregados de educação, de modo a facilitar a abordagem do tema do abuso infantil. Para tal, foram adicionados capítulos informativos para crianças e adultos, incentivando à reflexão e ao diálogo. Pretende-se, assim, encorajar o seu público para a partilha e prevenção de possíveis situações de abuso, bem como alertar os encarregados de educação, auxiliando-os a agir em situações de abuso e a direcionar o processo de denúncia para os canais adequados à obtenção de ajuda. A comunicação da temática é transmitida através da imagem e do seu valor simbólico. A presente investigação procura, assim, analisar e identificar o potencial e a relação da imagem na comunicação de questões sociais ao público infantil.2024-09-24T19:02:19Z2024-09-242024-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/3028http://hdl.handle.net/11110/3028TID:203700449porRodrigues, Mariline Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T05:31:41Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/3028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T05:31:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
title A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
spellingShingle A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
Rodrigues, Mariline Barbosa
Abuso Infantil
Álbum Ilustrado
Ilustração
title_short A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
title_full A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
title_fullStr A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
title_full_unstemmed A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
title_sort A CO CO NTR IB MO FER U R IÇÃO DO ÁLB AMENTA EDUC UM ILUSTRADO ATIVA O POTENCIAL DA ILUSTRAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL
author Rodrigues, Mariline Barbosa
author_facet Rodrigues, Mariline Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mariline Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso Infantil
Álbum Ilustrado
Ilustração
topic Abuso Infantil
Álbum Ilustrado
Ilustração
description O presente estudo procura investigar, analisar e explorar, a contribuição do álbum ilustrado na prevenção do abuso sexual infantil como ferramenta educativa. Pretende-se entender o potencial da ilustração na comunicação de temáticas sensíveis como o abuso infantil. Identifica-se uma oferta muito reduzida de livros infantis que abordam esta temática, a qual se encontra bastante presente na sociedade, mas ao mesmo tempo invisível. O objetivo principal deste projeto consiste na criação de um objeto prático, nomeadamente o álbum ilustrado, que facilite a comunicação e a consciencialização, da sociedade em geral, para este tema. O álbum ilustrado Onde vivem os segredos? procura abordar os diferentes tipos de abusos e emoções associadas, assim como informar, prevenir e incentivar a denúncia. As táticas comuns utilizadas pelos abusadores para silenciar as suas vítimas são a manipulação emocional através do segredo. A narrativa procura diferenciar segredos bons de segredos maus, assim como os impactos emocionais decorrentes de guardar segredos maus. Neste sentido, pretende-se que este livro não se destine apenas ao público infantil, mas que constitua também uma ferramenta para os encarregados de educação, de modo a facilitar a abordagem do tema do abuso infantil. Para tal, foram adicionados capítulos informativos para crianças e adultos, incentivando à reflexão e ao diálogo. Pretende-se, assim, encorajar o seu público para a partilha e prevenção de possíveis situações de abuso, bem como alertar os encarregados de educação, auxiliando-os a agir em situações de abuso e a direcionar o processo de denúncia para os canais adequados à obtenção de ajuda. A comunicação da temática é transmitida através da imagem e do seu valor simbólico. A presente investigação procura, assim, analisar e identificar o potencial e a relação da imagem na comunicação de questões sociais ao público infantil.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-24T19:02:19Z
2024-09-24
2024-05-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/3028
http://hdl.handle.net/11110/3028
TID:203700449
url http://hdl.handle.net/11110/3028
identifier_str_mv TID:203700449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547215075278848