A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1955 |
Resumo: | Este projeto de investigação formaliza-se com a criação de um álbum ilustrado que aborda as sensações, sentimentos e dificuldades de lidar com a ansiedade em idade infantil, partindo da experiência pessoal da autora com o transtorno. Uma vez que as temáticas relacionadas com saúde mental ainda estão pouco desenvolvidas no campo da literatura infantil, pretende-se com este projeto, apresentar uma obra com a qual o leitor se possa relacionar, compreender o que é a ansiedade, e de que forma pode lidar com ela. Assim, foi feita uma pesquisa e contextualização do surgimento do álbum ilustrado e das potencialidades que este instrumento permite explorar no tratamento de temáticas sensíveis, como é o caso da saúde mental. Procurou-se entender qual o papel que a ilustração pode desempenhar na comunicação destas matérias, e de que forma é possível a transmissão das sensações e dificuldades da ansiedade de forma visual. O resultado surge na criação do livro A Menina Que Sentia Triângulos, um álbum escrito e ilustrado tendo por base a experiência pessoal, numa narrativa auto ficcionada para um público infantil. Explorando, a partir de figuras geométricas e das suas relações, as sensações e dificuldades sentidas, bem como das vitórias conseguidas, naquilo que é uma visão empática sobre o tema. Pretendeu-se com este projeto, sobretudo uma contribuição através da ilustração para uma consciencialização e entendimento de questões de saúde mental para a infância, bem como uma desmistificação do estigma que envolve o assunto. |
id |
RCAP_168aa32356a99d7a70dd5c58181138db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTALIlustraçãoÁlbum IlustradoSaúde MentalAnsiedadeEste projeto de investigação formaliza-se com a criação de um álbum ilustrado que aborda as sensações, sentimentos e dificuldades de lidar com a ansiedade em idade infantil, partindo da experiência pessoal da autora com o transtorno. Uma vez que as temáticas relacionadas com saúde mental ainda estão pouco desenvolvidas no campo da literatura infantil, pretende-se com este projeto, apresentar uma obra com a qual o leitor se possa relacionar, compreender o que é a ansiedade, e de que forma pode lidar com ela. Assim, foi feita uma pesquisa e contextualização do surgimento do álbum ilustrado e das potencialidades que este instrumento permite explorar no tratamento de temáticas sensíveis, como é o caso da saúde mental. Procurou-se entender qual o papel que a ilustração pode desempenhar na comunicação destas matérias, e de que forma é possível a transmissão das sensações e dificuldades da ansiedade de forma visual. O resultado surge na criação do livro A Menina Que Sentia Triângulos, um álbum escrito e ilustrado tendo por base a experiência pessoal, numa narrativa auto ficcionada para um público infantil. Explorando, a partir de figuras geométricas e das suas relações, as sensações e dificuldades sentidas, bem como das vitórias conseguidas, naquilo que é uma visão empática sobre o tema. Pretendeu-se com este projeto, sobretudo uma contribuição através da ilustração para uma consciencialização e entendimento de questões de saúde mental para a infância, bem como uma desmistificação do estigma que envolve o assunto.2020-07-22T13:39:48Z2020-07-22T13:39:48Z2020-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1955oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1955porhttp://hdl.handle.net/11110/1955202501868Ferreira, Catarina Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.601708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL Ferreira, Catarina Rocha Ilustração Álbum Ilustrado Saúde Mental Ansiedade |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DA ILUSTRAÇÃO NO PANORAMA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL. O ÁLBUM ILUSTRADO INFANTIL. COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS COM A SAÚDE MENTAL |
author |
Ferreira, Catarina Rocha |
author_facet |
Ferreira, Catarina Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Catarina Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Álbum Ilustrado Saúde Mental Ansiedade |
topic |
Ilustração Álbum Ilustrado Saúde Mental Ansiedade |
description |
Este projeto de investigação formaliza-se com a criação de um álbum ilustrado que aborda as sensações, sentimentos e dificuldades de lidar com a ansiedade em idade infantil, partindo da experiência pessoal da autora com o transtorno. Uma vez que as temáticas relacionadas com saúde mental ainda estão pouco desenvolvidas no campo da literatura infantil, pretende-se com este projeto, apresentar uma obra com a qual o leitor se possa relacionar, compreender o que é a ansiedade, e de que forma pode lidar com ela. Assim, foi feita uma pesquisa e contextualização do surgimento do álbum ilustrado e das potencialidades que este instrumento permite explorar no tratamento de temáticas sensíveis, como é o caso da saúde mental. Procurou-se entender qual o papel que a ilustração pode desempenhar na comunicação destas matérias, e de que forma é possível a transmissão das sensações e dificuldades da ansiedade de forma visual. O resultado surge na criação do livro A Menina Que Sentia Triângulos, um álbum escrito e ilustrado tendo por base a experiência pessoal, numa narrativa auto ficcionada para um público infantil. Explorando, a partir de figuras geométricas e das suas relações, as sensações e dificuldades sentidas, bem como das vitórias conseguidas, naquilo que é uma visão empática sobre o tema. Pretendeu-se com este projeto, sobretudo uma contribuição através da ilustração para uma consciencialização e entendimento de questões de saúde mental para a infância, bem como uma desmistificação do estigma que envolve o assunto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22T13:39:48Z 2020-07-22T13:39:48Z 2020-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1955 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1955 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1955 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1955 202501868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551994881048576 |