Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28894 |
Resumo: | Como objetivos desde Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de Estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto”, apontam-se os seguintes: estudar os efeitos das estratégias de estudo que promovem a aquisição de competências associadas à consciência e domínio do corpo; ao desenvolvimento de automaticidade no estudo da técnica do canto; e analisar o impacto das mesmas na técnica do canto. Este estudo de caso teve como participantes duas alunas do FCG, que frequentam o 2º Grau do Curso Básico de Canto e o 6º Grau do Curso Secundário de Canto, em Regime Articulado, no ano letivo 2018/2019. A investigação, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação ao estudo de caso. A recolha e produção de dados foi realizada através de técnicas de observação direta e participante, tais como o preenchimento periódico e sistemático de grelhas de observação durante as aulas, dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um no início do estudo e outro depois da intervenção pedagógica), duas entrevistas semi-estruturadas (uma no final da segunda e quarta aulas e outra no final da intervenção pedagógica) e ainda notas de campo, registadas em diário de bordo, planificações semanais do estudo das alunas e gravações audiovisuais das aulas e do estudo individual das mesmas. A análise, tratamento e interpretação de dados foi feita através da análise estatística das respostas às perguntas fechadas dos questionários e da análise de conteúdo de todos os registos qualitativos recolhidos durante a investigação. |
id |
RCAP_0b1c4dee4a35b9ecfddddca132d290f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de CantoAutomaticidadeEstratégias e técnicas de estudo de cantoAutomaticityPractice techniques and strategies in voiceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesComo objetivos desde Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de Estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto”, apontam-se os seguintes: estudar os efeitos das estratégias de estudo que promovem a aquisição de competências associadas à consciência e domínio do corpo; ao desenvolvimento de automaticidade no estudo da técnica do canto; e analisar o impacto das mesmas na técnica do canto. Este estudo de caso teve como participantes duas alunas do FCG, que frequentam o 2º Grau do Curso Básico de Canto e o 6º Grau do Curso Secundário de Canto, em Regime Articulado, no ano letivo 2018/2019. A investigação, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação ao estudo de caso. A recolha e produção de dados foi realizada através de técnicas de observação direta e participante, tais como o preenchimento periódico e sistemático de grelhas de observação durante as aulas, dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um no início do estudo e outro depois da intervenção pedagógica), duas entrevistas semi-estruturadas (uma no final da segunda e quarta aulas e outra no final da intervenção pedagógica) e ainda notas de campo, registadas em diário de bordo, planificações semanais do estudo das alunas e gravações audiovisuais das aulas e do estudo individual das mesmas. A análise, tratamento e interpretação de dados foi feita através da análise estatística das respostas às perguntas fechadas dos questionários e da análise de conteúdo de todos os registos qualitativos recolhidos durante a investigação.This Educational Interventional Project, under the theme “Study strategies in order to automatize vocal technique in the second and sixth grades of Voice”, aims to: observe the usage of practice techniques that promote the acquisition of skills associated with mindfulness; control over one’s body and development of automaticity in voice technique; and to analyze their impact. This case study was conducted with two students that are currently attending either the sixth or tenth grade in a regular school, while pursuing Voice at the FCG, during the academic year 2018/2019. A naturalistic investigation was conducted through a case study. The collection and production of data was conducted through techniques of participant observation, such as the regular and systematic filing of observation reports throughout lessons, two semi-structured questionnaires to the students (one in the beginning of the year and the second after the educational intervention), two interviews (one by the end of the second and fourth lessons and the second by the end of the educational intervention), as well as field notes, collected in a journal, weekly practice plans for the students and audiovisual recordings of their lessons and personal practice. The analysis and interpretation of data was made through the statistical analysis of the answers obtained on the questionnaires and through content analysis of every qualitative record throughout the investigation.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Elsa Maria de Oliveira2019-12-02T11:32:34Z2019-09-3020192019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28894TID:202296644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.520831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
title |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
spellingShingle |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto Teixeira, Elsa Maria de Oliveira Automaticidade Estratégias e técnicas de estudo de canto Automaticity Practice techniques and strategies in voice Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
title_full |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
title_fullStr |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
title_full_unstemmed |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
title_sort |
Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto |
author |
Teixeira, Elsa Maria de Oliveira |
author_facet |
Teixeira, Elsa Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Elsa Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automaticidade Estratégias e técnicas de estudo de canto Automaticity Practice techniques and strategies in voice Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Automaticidade Estratégias e técnicas de estudo de canto Automaticity Practice techniques and strategies in voice Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Como objetivos desde Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de Estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto”, apontam-se os seguintes: estudar os efeitos das estratégias de estudo que promovem a aquisição de competências associadas à consciência e domínio do corpo; ao desenvolvimento de automaticidade no estudo da técnica do canto; e analisar o impacto das mesmas na técnica do canto. Este estudo de caso teve como participantes duas alunas do FCG, que frequentam o 2º Grau do Curso Básico de Canto e o 6º Grau do Curso Secundário de Canto, em Regime Articulado, no ano letivo 2018/2019. A investigação, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação ao estudo de caso. A recolha e produção de dados foi realizada através de técnicas de observação direta e participante, tais como o preenchimento periódico e sistemático de grelhas de observação durante as aulas, dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um no início do estudo e outro depois da intervenção pedagógica), duas entrevistas semi-estruturadas (uma no final da segunda e quarta aulas e outra no final da intervenção pedagógica) e ainda notas de campo, registadas em diário de bordo, planificações semanais do estudo das alunas e gravações audiovisuais das aulas e do estudo individual das mesmas. A análise, tratamento e interpretação de dados foi feita através da análise estatística das respostas às perguntas fechadas dos questionários e da análise de conteúdo de todos os registos qualitativos recolhidos durante a investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T11:32:34Z 2019-09-30 2019 2019-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28894 TID:202296644 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28894 |
identifier_str_mv |
TID:202296644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131939027812352 |