O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Antunes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31365
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”.
id RCAP_c7ad8d346016b3916ae85d470a860d6c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial MusiccrossoverTécnica vocalVozCantoCanto líricoBeltingCrossoverVocal techniqueVoiceSingingClassical singingBeltingEste trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”.Universidade de Évora2022-03-18T16:24:36Z2022-03-182022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31365http://hdl.handle.net/10174/31365TID:202962431porDepartamento de Músicaraquelsoprano@gmail.com203Silva, Raquel Antunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:41.011676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
title O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
spellingShingle O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
Silva, Raquel Antunes da
crossover
Técnica vocal
Voz
Canto
Canto lírico
Belting
Crossover
Vocal technique
Voice
Singing
Classical singing
Belting
title_short O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
title_full O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
title_fullStr O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
title_full_unstemmed O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
title_sort O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
author Silva, Raquel Antunes da
author_facet Silva, Raquel Antunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Antunes da
dc.subject.por.fl_str_mv crossover
Técnica vocal
Voz
Canto
Canto lírico
Belting
Crossover
Vocal technique
Voice
Singing
Classical singing
Belting
topic crossover
Técnica vocal
Voz
Canto
Canto lírico
Belting
Crossover
Vocal technique
Voice
Singing
Classical singing
Belting
description Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-18T16:24:36Z
2022-03-18
2022-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31365
http://hdl.handle.net/10174/31365
TID:202962431
url http://hdl.handle.net/10174/31365
identifier_str_mv TID:202962431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
raquelsoprano@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136688108208128