O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31365 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”. |
id |
RCAP_c7ad8d346016b3916ae85d470a860d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/31365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial MusiccrossoverTécnica vocalVozCantoCanto líricoBeltingCrossoverVocal techniqueVoiceSingingClassical singingBeltingEste trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”.Universidade de Évora2022-03-18T16:24:36Z2022-03-182022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31365http://hdl.handle.net/10174/31365TID:202962431porDepartamento de Músicaraquelsoprano@gmail.com203Silva, Raquel Antunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:41.011676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
title |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
spellingShingle |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music Silva, Raquel Antunes da crossover Técnica vocal Voz Canto Canto lírico Belting Crossover Vocal technique Voice Singing Classical singing Belting |
title_short |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
title_full |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
title_fullStr |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
title_full_unstemmed |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
title_sort |
O cantor crossover no Brasil: uma abordagem sobre a versatilidade vocal entre o canto lírico e o belting na Contemporary Commercial Music |
author |
Silva, Raquel Antunes da |
author_facet |
Silva, Raquel Antunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raquel Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crossover Técnica vocal Voz Canto Canto lírico Belting Crossover Vocal technique Voice Singing Classical singing Belting |
topic |
crossover Técnica vocal Voz Canto Canto lírico Belting Crossover Vocal technique Voice Singing Classical singing Belting |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, o estudo e a prática do canto e traçar um comparativo de divergências e similaridades entre as técnicas do canto lírico e do belting na Contemporary Commercial Music1, sendo direcionado a profissionais e estudantes da área da voz cantada que tenham interesse por tais técnicas, bem como por entender a complexidade de transitar entre elas como cantores crossover. Apresentam-se, na metodologia deste trabalho de pesquisa, entrevistas efetuadas a cantores brasileiros profissionais e professores de canto, que são ou foram atuantes na área do canto lírico e do teatro musical, abordando questões sobre as suas próprias experiências como cantores crossover no Brasil. Por fim, uma sugestão de estudo com base na pesquisa artística e na autoetnografia segundo a experiência da autora ao fazer o crossover na canção “The Girl in 14G”; ABSTRACT: Crossover singer in Brazil: an approach to the vocal versatility between classical singing and belting in Contemporary Commercial Music This work aims to analyze, through bibliographic research, the study and practice of singing and to draw a comparison of divergences and similarities between classical singing and belting techniques in Contemporary Commercial Music, targeting singing voice professionals and students who are interested in such techniques, as well as in understanding their transitioning complexity as crossovers singers. The methodology used in this research paper includes interviews with professional Brazilian singers and singing teachers who currently work or worked in the field of classical singing and musical theater, addressing questions about their own experiences as crossover singers in Brazil. Finally, a suggestion for a study based on artistic research and autoethnography according to the author's experience in doing the crossover on the song “The Girl in 14G”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-18T16:24:36Z 2022-03-18 2022-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/31365 http://hdl.handle.net/10174/31365 TID:202962431 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/31365 |
identifier_str_mv |
TID:202962431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música raquelsoprano@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136688108208128 |