A Gestão do Tempo no Trabalho Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.21073 |
Resumo: | Esse artigo busca demonstrar a realidade vivenciada pelos professores do Brasil e Portugal em particular as professoras mulheres, mediante a proposição do ensino remoto, por meio de aulas online, durante o período da pandemia COVID-19. As profissionais da educação ao se adequarem as novas organizações no ensino a distância, proposto pelas redes de ensino e regulamentos escolares se depararam com um dilema: A gestão do tempo no seu cotidiano. Foram muitos desafios enfrentados no período da pandemia e os desabafos são ressaltados nas respostas das professoras em um inquérito online, realizado no google forms, proposto para 50 professoras com adesão de 15 professoras do primeiro ciclo ao secundário. Além do inquérito online, o artigo utilizou como estratégia de estudo as pesquisas de professoras universitárias (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) que permite nortear a argumentação do texto e demonstrar o impacto da pandemia no trabalho de professoras. Objetivou-se compreender como se deu a interação entre educação, trabalho docente e aulas online para professoras do Brasil e Portugal. Nossas percepções apontam que dentre as profissões que sofreram com o período da pandemia foi a classe docente, que ao realizar o trabalho em formato online foi necessária uma reestruturação na vida das professoras. Novas formas de organizar o trabalho docente, a escola, a família e vida pessoal passaram a ser centrais para essas trabalhadoras. |
id |
RCAP_0b1cee78283b5f0f9f8a417c24b2ccf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Gestão do Tempo no Trabalho DocenteArtigosEsse artigo busca demonstrar a realidade vivenciada pelos professores do Brasil e Portugal em particular as professoras mulheres, mediante a proposição do ensino remoto, por meio de aulas online, durante o período da pandemia COVID-19. As profissionais da educação ao se adequarem as novas organizações no ensino a distância, proposto pelas redes de ensino e regulamentos escolares se depararam com um dilema: A gestão do tempo no seu cotidiano. Foram muitos desafios enfrentados no período da pandemia e os desabafos são ressaltados nas respostas das professoras em um inquérito online, realizado no google forms, proposto para 50 professoras com adesão de 15 professoras do primeiro ciclo ao secundário. Além do inquérito online, o artigo utilizou como estratégia de estudo as pesquisas de professoras universitárias (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) que permite nortear a argumentação do texto e demonstrar o impacto da pandemia no trabalho de professoras. Objetivou-se compreender como se deu a interação entre educação, trabalho docente e aulas online para professoras do Brasil e Portugal. Nossas percepções apontam que dentre as profissões que sofreram com o período da pandemia foi a classe docente, que ao realizar o trabalho em formato online foi necessária uma reestruturação na vida das professoras. Novas formas de organizar o trabalho docente, a escola, a família e vida pessoal passaram a ser centrais para essas trabalhadoras.This article seeks to demonstrate the reality experienced by teachers in Brazil and Portugal, in particular women teachers, through the proposition of remote teaching, through online classes, during the period of the COVID-19 pandemic. Education professionals, when adapting to the new organizations in distance education, proposed by the teaching networks and school regulations, were faced with a dilemma: the management of time in their daily lives. There were many challenges faced during the pandemic period and the challenges are highlighted in the responses of teachers in an online survey, conducted on google forms, proposed for 50 teachers with the adherence of 15 teachers from primary to secondary school. Besides the online survey, the article used as a study strategy the research of university professors (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) that allowed guiding the argumentation of the text and demonstrating the impact of the pandemic in the work of teachers. The objective was to understand how the interaction between education, teaching work and online classes took place for female teachers in Brazil and Portugal. Our perceptions point out that among the professions that suffered with the pandemic period was the teaching class, which when carrying out the work in online format was necessary a restructuring in the lives of female teachers. New ways of organizing teaching work, school, family and personal life became central for these women workers.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21073por1646-2335Vidal, Marinaliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:49Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.505566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
title |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
spellingShingle |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente Vidal, Marinalia Artigos |
title_short |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
title_full |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
title_fullStr |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
title_full_unstemmed |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
title_sort |
A Gestão do Tempo no Trabalho Docente |
author |
Vidal, Marinalia |
author_facet |
Vidal, Marinalia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Marinalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Esse artigo busca demonstrar a realidade vivenciada pelos professores do Brasil e Portugal em particular as professoras mulheres, mediante a proposição do ensino remoto, por meio de aulas online, durante o período da pandemia COVID-19. As profissionais da educação ao se adequarem as novas organizações no ensino a distância, proposto pelas redes de ensino e regulamentos escolares se depararam com um dilema: A gestão do tempo no seu cotidiano. Foram muitos desafios enfrentados no período da pandemia e os desabafos são ressaltados nas respostas das professoras em um inquérito online, realizado no google forms, proposto para 50 professoras com adesão de 15 professoras do primeiro ciclo ao secundário. Além do inquérito online, o artigo utilizou como estratégia de estudo as pesquisas de professoras universitárias (Shouten, 2011; Perista, 2017; Carmim, 2020; Gonzalez, 2020; Minello, 2020) que permite nortear a argumentação do texto e demonstrar o impacto da pandemia no trabalho de professoras. Objetivou-se compreender como se deu a interação entre educação, trabalho docente e aulas online para professoras do Brasil e Portugal. Nossas percepções apontam que dentre as profissões que sofreram com o período da pandemia foi a classe docente, que ao realizar o trabalho em formato online foi necessária uma reestruturação na vida das professoras. Novas formas de organizar o trabalho docente, a escola, a família e vida pessoal passaram a ser centrais para essas trabalhadoras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.21073 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.21073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950827769856 |