Sindicalismo docente e a gestão democrática da educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10693 |
Resumo: | O artigo analisa a abordagem e amplitude que os sindicatos de professores no Brasil dão ao princípio constitucional da gestão democrática da educação e como tal entendimento interfere na definição de sua pauta educacional/pedagógica. O texto, após breve digressão legal sobre a gestão democrática, mostra o levantamento empírico realizado a partir da leitura de documentos publicados nas páginas web dos sindicatos de professores de base estadual, e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A análise dos dados permite concluir que os sindicatos tendem a apresentar respostas ao panorama local mais do que à conjuntura nacional, e a circunscrever a discussão sobre a gestão democrática no âmbito escolar, com poucas conexões com a gestão dos sistemas de ensino. |
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