A cultura estética e o ensino das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15450
Resumo: O presente trabalho, de remate e conclusão do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, tem por tema a relação entre a cultura estética e o ensino das artes visuais. Consideramos que uma reflexão aprofundada sobre a relação entre a cultura estética e as artes visuais, no contexto da prática pedagógica e letiva, contribuirá para que se atinjam os objetivos gerais e específicos da disciplina de Desenho que nos coube lecionar no estágio e, como consequência, melhorará a formação e a educação do gosto, a sensibilidade artística, a criatividade e a inovação, que são hoje indispensáveis e urgentes, especialmente para os jovens alunos das nossas escolas. Para o efeito analisaram-se aqueles aspetos que, na pós-modernidade, mais diretamente tocam a relação entre a estética e as artes visuais, tendo como termo comparativo as mesmas noções na modernidade. Sobre a noção de estética e de artes visuais da modernidade defendemos que predominou aí uma orientação que tinha por finalidade estabelecer as condições que tornam um objeto belo e observámos as faculdades do sujeito para apreender e reconhecer a beleza. No que respeita à fase da pós-modernidade, mostramos que esta se encontra envolvida por uma atmosfera onde prevalece um relativismo subjetivo e uma personalização narcísica, diretamente relacionada com um hipercapitalismo de consumo que envolve na sua órbita toda a produção cultural e artística, tendo-a tornado num produto de mercado. Procurando consciencializar os alunos desta situação, foi nosso objetivo lançar neles as bases em ordem à aquisição de referenciais estéticos fundamentados, na convicção de que, deste modo, rentabilizarão melhor a sua relação com as artes visuais. O capítulo terceiro do nosso Relatório, dedicado à prática pedagógica procurará mostrar que este esclarecimento refletido sobre as exigências da cultura estética desencadeou nos alunos sinais de apreço pela arte, com incidências positivas no seu rendimento escolar.
id RCAP_0b25bbeefff90ed0cd77611b30f13d63
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura estética e o ensino das artes visuaisCultura estéticaArtes visuaisModernidadePós-modernidadeEstéticaAesthetics cultureVisual artsModernityPostmodernismAestheticsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho, de remate e conclusão do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, tem por tema a relação entre a cultura estética e o ensino das artes visuais. Consideramos que uma reflexão aprofundada sobre a relação entre a cultura estética e as artes visuais, no contexto da prática pedagógica e letiva, contribuirá para que se atinjam os objetivos gerais e específicos da disciplina de Desenho que nos coube lecionar no estágio e, como consequência, melhorará a formação e a educação do gosto, a sensibilidade artística, a criatividade e a inovação, que são hoje indispensáveis e urgentes, especialmente para os jovens alunos das nossas escolas. Para o efeito analisaram-se aqueles aspetos que, na pós-modernidade, mais diretamente tocam a relação entre a estética e as artes visuais, tendo como termo comparativo as mesmas noções na modernidade. Sobre a noção de estética e de artes visuais da modernidade defendemos que predominou aí uma orientação que tinha por finalidade estabelecer as condições que tornam um objeto belo e observámos as faculdades do sujeito para apreender e reconhecer a beleza. No que respeita à fase da pós-modernidade, mostramos que esta se encontra envolvida por uma atmosfera onde prevalece um relativismo subjetivo e uma personalização narcísica, diretamente relacionada com um hipercapitalismo de consumo que envolve na sua órbita toda a produção cultural e artística, tendo-a tornado num produto de mercado. Procurando consciencializar os alunos desta situação, foi nosso objetivo lançar neles as bases em ordem à aquisição de referenciais estéticos fundamentados, na convicção de que, deste modo, rentabilizarão melhor a sua relação com as artes visuais. O capítulo terceiro do nosso Relatório, dedicado à prática pedagógica procurará mostrar que este esclarecimento refletido sobre as exigências da cultura estética desencadeou nos alunos sinais de apreço pela arte, com incidências positivas no seu rendimento escolar.The present work, a closing and completion of our training and apprenticeship in Visual Arts teaching, whose theme is the relationship between Aesthetics Culture and Visual Arts Teaching. So we believe that thinking about the relationship between Aesthetics and Visual Arts, based on our teaching practice, will be useful to achieve the general and specific aims of Drawing as a school subject. Since we worry about improving the aesthetical discernment, this will call the attention to preserve the patrimony as well as to develop creativity and innovation which are important, urgent and indispensable skills. To this purpose we analyzed the aspects that in post modern times more directly affect the relationship between Aesthetics and the Visual Arts, using as a comparative term common modern notions of the subject. About the modern notion of Aesthetic and of Visual Arts we asserted that there is an orientation to study the conditions that make any object beautiful and we observed the abilities of the subject to learn and recognize the beauty. In what concerns the postmodern art notion we said that it is surrounded by an atmosphere where the subjective relativism and narcissistic attitude prevail. This attitude is directly related to the hyper capitalism of waste engaging in its orbit all the cultural production that became a commodity like any other, disqualifying the artistic production. Trying to raise awareness among the students of this situation it was our objective, to lay the bases in order to pursuit aesthetic references, believing that, they will improve their relationship with visual arts. The third chapter of our report, devoted to pedagogical practices aims to show that this clarification reflected on the demands of aesthetic culture and appreciation for art, has positive incidences in student’s performance.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTerroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas2014-11-03T16:31:23Z2014-04-2120132014-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15450TID:201674432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:52.651724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura estética e o ensino das artes visuais
title A cultura estética e o ensino das artes visuais
spellingShingle A cultura estética e o ensino das artes visuais
Terroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas
Cultura estética
Artes visuais
Modernidade
Pós-modernidade
Estética
Aesthetics culture
Visual arts
Modernity
Postmodernism
Aesthetics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A cultura estética e o ensino das artes visuais
title_full A cultura estética e o ensino das artes visuais
title_fullStr A cultura estética e o ensino das artes visuais
title_full_unstemmed A cultura estética e o ensino das artes visuais
title_sort A cultura estética e o ensino das artes visuais
author Terroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas
author_facet Terroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Carlos António Saraiva Bizarro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Terroso, Inês Ramos Araújo Peixoto Vilas-Boas
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura estética
Artes visuais
Modernidade
Pós-modernidade
Estética
Aesthetics culture
Visual arts
Modernity
Postmodernism
Aesthetics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cultura estética
Artes visuais
Modernidade
Pós-modernidade
Estética
Aesthetics culture
Visual arts
Modernity
Postmodernism
Aesthetics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho, de remate e conclusão do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, tem por tema a relação entre a cultura estética e o ensino das artes visuais. Consideramos que uma reflexão aprofundada sobre a relação entre a cultura estética e as artes visuais, no contexto da prática pedagógica e letiva, contribuirá para que se atinjam os objetivos gerais e específicos da disciplina de Desenho que nos coube lecionar no estágio e, como consequência, melhorará a formação e a educação do gosto, a sensibilidade artística, a criatividade e a inovação, que são hoje indispensáveis e urgentes, especialmente para os jovens alunos das nossas escolas. Para o efeito analisaram-se aqueles aspetos que, na pós-modernidade, mais diretamente tocam a relação entre a estética e as artes visuais, tendo como termo comparativo as mesmas noções na modernidade. Sobre a noção de estética e de artes visuais da modernidade defendemos que predominou aí uma orientação que tinha por finalidade estabelecer as condições que tornam um objeto belo e observámos as faculdades do sujeito para apreender e reconhecer a beleza. No que respeita à fase da pós-modernidade, mostramos que esta se encontra envolvida por uma atmosfera onde prevalece um relativismo subjetivo e uma personalização narcísica, diretamente relacionada com um hipercapitalismo de consumo que envolve na sua órbita toda a produção cultural e artística, tendo-a tornado num produto de mercado. Procurando consciencializar os alunos desta situação, foi nosso objetivo lançar neles as bases em ordem à aquisição de referenciais estéticos fundamentados, na convicção de que, deste modo, rentabilizarão melhor a sua relação com as artes visuais. O capítulo terceiro do nosso Relatório, dedicado à prática pedagógica procurará mostrar que este esclarecimento refletido sobre as exigências da cultura estética desencadeou nos alunos sinais de apreço pela arte, com incidências positivas no seu rendimento escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-11-03T16:31:23Z
2014-04-21
2014-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15450
TID:201674432
url http://hdl.handle.net/10400.14/15450
identifier_str_mv TID:201674432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131806178476032