A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Joana Polónia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6561
Resumo: O presente estudo centra-se na importância das experiências, cognitivas, estéticas e artísticas que as artes promovem no seu contributo ao desenvolvimento do ser humano, estreitando-se na conceção transversal do desenho no ensino das artes visuais. Pretende-se compreender a valorização dada ao desenho enquanto promotor de experiencias estéticas, artísticas e cognitivas em todas as disciplinas de artes visuais, por parte dos professores, e analisar qual o contributo dessa conceção e das artes visuais em geral, para um currículo diversificado. Partimos de um quadro teórico que aborda reflexões de forma abrangente sobre os conceitos supracitados, que permitiu desenvolver o estudo empírico de forma quantitativa e qualitativa, com recurso a questionários dirigidos a professores de Artes Visuais. Os resultados indigitam que a transversalidade e implicidade das artes estará para um currículo diversificado, como a transversalidade e implicidade do desenho estará para a todas as disciplinas de artes visuais. Uma vez que as artes visuais impulsionam experiências fortemente enriquecedoras no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e cívico do indivíduo, seria pertinente que o ensino secundário tivesse também uma disciplina de cariz estético, não sendo tão sectarista nas áreas de conhecimento como é oferecido pelo Ministério da Educação e Ciência.
id RCAP_91863e9752f1e2c089d22b6003de2647
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificadoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOCOMUNICAÇÃOARTES VISUAISENSINO DE ARTES VISUAISDESENHOCOGNIÇÃOESTÉTICAESTÉTICA DA ARTEDESENVOLVIMENTO COGNITIVOCURRÍCULOS ESCOLARESCOMMUNICATIONVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSDRAWINGCOGNITIONAESTHETICSART AESTHETICSCOGNITIVE DEVELOPMENTSCHOOL CURRICULAO presente estudo centra-se na importância das experiências, cognitivas, estéticas e artísticas que as artes promovem no seu contributo ao desenvolvimento do ser humano, estreitando-se na conceção transversal do desenho no ensino das artes visuais. Pretende-se compreender a valorização dada ao desenho enquanto promotor de experiencias estéticas, artísticas e cognitivas em todas as disciplinas de artes visuais, por parte dos professores, e analisar qual o contributo dessa conceção e das artes visuais em geral, para um currículo diversificado. Partimos de um quadro teórico que aborda reflexões de forma abrangente sobre os conceitos supracitados, que permitiu desenvolver o estudo empírico de forma quantitativa e qualitativa, com recurso a questionários dirigidos a professores de Artes Visuais. Os resultados indigitam que a transversalidade e implicidade das artes estará para um currículo diversificado, como a transversalidade e implicidade do desenho estará para a todas as disciplinas de artes visuais. Uma vez que as artes visuais impulsionam experiências fortemente enriquecedoras no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e cívico do indivíduo, seria pertinente que o ensino secundário tivesse também uma disciplina de cariz estético, não sendo tão sectarista nas áreas de conhecimento como é oferecido pelo Ministério da Educação e Ciência.This research, centred on the importance of the aesthetic and artistic experience, is concerned about arts and its significance for the development of the human being, focusing on Drawing as an extended subject for the “visual arts” education. Aiming to understand the value of Drawing as a subject, which promotes and develops aesthetic, artistic and cognitive experiences on the Visual Arts Education, this study is centred on the teachers‟ role and on the visual arts as part of an extended curriculum. In order to develop the empirical study, we started from a theoretical framework, addressing to reflections on the above concepts, which allowed us to develop questionnaires for the art teachers. The presented results prove the importance of an extended art curriculum, as well as the consequence of drawing, as present on all art subjects. Because the visual arts strongly encourage enriching experiences in the cognitive, social, cultural and civic development of the human being, it would be appropriate for the secondary school to have a discipline of aesthetic nature, instead of focusing on the “established” program that as is offered by the Ministry of Education and Science.2015-07-07T15:26:27Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6561TID:201269538porBarros, Joana Polóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:47.746173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
title A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
spellingShingle A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
Barros, Joana Polónia
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ARTES VISUAIS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
COGNIÇÃO
ESTÉTICA
ESTÉTICA DA ARTE
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
DRAWING
COGNITION
AESTHETICS
ART AESTHETICS
COGNITIVE DEVELOPMENT
SCHOOL CURRICULA
title_short A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
title_full A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
title_fullStr A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
title_full_unstemmed A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
title_sort A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado
author Barros, Joana Polónia
author_facet Barros, Joana Polónia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Joana Polónia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ARTES VISUAIS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
COGNIÇÃO
ESTÉTICA
ESTÉTICA DA ARTE
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
DRAWING
COGNITION
AESTHETICS
ART AESTHETICS
COGNITIVE DEVELOPMENT
SCHOOL CURRICULA
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ARTES VISUAIS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
COGNIÇÃO
ESTÉTICA
ESTÉTICA DA ARTE
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
DRAWING
COGNITION
AESTHETICS
ART AESTHETICS
COGNITIVE DEVELOPMENT
SCHOOL CURRICULA
description O presente estudo centra-se na importância das experiências, cognitivas, estéticas e artísticas que as artes promovem no seu contributo ao desenvolvimento do ser humano, estreitando-se na conceção transversal do desenho no ensino das artes visuais. Pretende-se compreender a valorização dada ao desenho enquanto promotor de experiencias estéticas, artísticas e cognitivas em todas as disciplinas de artes visuais, por parte dos professores, e analisar qual o contributo dessa conceção e das artes visuais em geral, para um currículo diversificado. Partimos de um quadro teórico que aborda reflexões de forma abrangente sobre os conceitos supracitados, que permitiu desenvolver o estudo empírico de forma quantitativa e qualitativa, com recurso a questionários dirigidos a professores de Artes Visuais. Os resultados indigitam que a transversalidade e implicidade das artes estará para um currículo diversificado, como a transversalidade e implicidade do desenho estará para a todas as disciplinas de artes visuais. Uma vez que as artes visuais impulsionam experiências fortemente enriquecedoras no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e cívico do indivíduo, seria pertinente que o ensino secundário tivesse também uma disciplina de cariz estético, não sendo tão sectarista nas áreas de conhecimento como é oferecido pelo Ministério da Educação e Ciência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-07-07T15:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6561
TID:201269538
url http://hdl.handle.net/10437/6561
identifier_str_mv TID:201269538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131255144448000