Guia de iniciação de música de câmara para clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cláudia Domingues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7229
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete.
id RCAP_0b3778953759111129247ed4c7468f10
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guia de iniciação de música de câmara para clarineteClarineteMúsica de câmaraAprendizagemGrupoIniciaçãoClarinetChamber musicLearningGroupInitiationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete.Abstract : The current internship report was developed within the disciplines of Supervised Teaching Practice and artistic education project of second year of Master degree in Music teaching, at Escola Superior de Artes Aplicadas of Instituto Politécnico de Castelo Branco. In the first part contains the description of the educational environment where the internship happened as the description and reflection of the activities developed at Escola Profissional de Música de Espinho, in the year 2019/2020. The second part reports the investigation project, having as goals analyze the chamber music’s effects on initiation through musical and socio-emotional development. We proposed to build a guide book with some learning advisor, having as base some results of the study. In relation to bibliographic review, pedagogical models of Suzuki and Vygostky were used considering the important theoretical and methodological contribution to understand the value of the work done in group classes, young ages, valuing imitation on education. Considering that during this process I was a teacher and an investigator, this study was made according an action research, having as support observation, notes, inquiries to professors and students to evaluate the experience where they participate, recordings and knowledge evaluation grids. According to this experience described in this report and the results, like the opinion of the professors that participate, I think the use of chamber music in clarinet’s initiation is very important because it values the interaction and cooperation experience between pairs to an effective and motivating learning. The construction of the guide book was a challenge and it is a pedagogical resource to initiation to the clarinet learning.Pereira, Cristina Maria GonçalvesLadeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, Ana Cláudia Domingues2020-09-07T17:47:41Z2050-09-08T00:00:00Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7229TID:202516059porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:37Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:48.547114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
title Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
spellingShingle Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
Pereira, Ana Cláudia Domingues
Clarinete
Música de câmara
Aprendizagem
Grupo
Iniciação
Clarinet
Chamber music
Learning
Group
Initiation
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
title_full Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
title_fullStr Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
title_full_unstemmed Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
title_sort Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
author Pereira, Ana Cláudia Domingues
author_facet Pereira, Ana Cláudia Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Ladeira, Pedro Miguel Reixa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Cláudia Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Clarinete
Música de câmara
Aprendizagem
Grupo
Iniciação
Clarinet
Chamber music
Learning
Group
Initiation
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Clarinete
Música de câmara
Aprendizagem
Grupo
Iniciação
Clarinet
Chamber music
Learning
Group
Initiation
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07T17:47:41Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2050-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7229
TID:202516059
url http://hdl.handle.net/10400.11/7229
identifier_str_mv TID:202516059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130840687443968