O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16585 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_0b37a6c063dfe6b29637279d3ac14b55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedoniamotivação intrínseca e extrínsecareconhecimentosistemas de controlointrinsic and extrinsic motivationrecognitionsales control systemsMestrado em Ciências EmpresariaisAs organizações têm como preocupação assegurar a motivação dos seus colaboradores de forma a promover a melhoria do desempenho e a retenção de talentos. Estudos anteriores demonstraram que os sistemas de controlo têm um impacto distinto na motivação intrínseca e extrínseca. O presente estudo visa aferir em que medida é que a motivação (extrínseca e intrínseca) pode mediar a relação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída. Adota-se uma metodologia mista que combina entrevistas semiestruturadas a nove colaboradores de diferentes funções e um inquérito por questionário aplicado a todos os colaboradores das três marcas do Grupo Calzedonia representadas em Portugal: Intimissimi, Tezenis e Calzedonia. Foi testado um modelo teórico com recurso à técnica do Partial Least Squares (PLS). Os resultados salientam a importância do reconhecimento como sendo o sistema de controlo que mais influencia a motivação intrínseca dos colaboradores e que esta última impacta negativamente na intenção de saída dos inquiridos. A motivação extrínseca, por sua vez, influencia positivamente a intenção de saída da organização.Organizations are concerned to ensure the motivation of their employees in order to promote performance improvement and talent retention. Previous studies have shown that control systems have a distinct impact on intrinsic and extrinsic motivation. The present study aims to assess the extent to which extrinsic and intrinsic motivation can mediate the relationship between sales control systems and turnover intention. It adopts a mixed methodology that combines semi-structured interviews with employees from different jobs and a questionnaire survey applied to all Calzedonia Group' employees from the three brands in Portugal: Intimissimi, Tezenis and Calzedonia. A theoretical model using Partial Least Squares (PLS) technique was tested. The results highlight the importance of recognition as the control system that most influences employees' intrinsic motivation. Recognition negatively impacts on respondents' intention to quit, while extrinsic motivation positively has the opposite effect.Instituto Superior de Economia e GestãoConde, Maria del PilarRepositório da Universidade de LisboaJacinto, Mariana Eiras2019-07-03T00:30:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16585porJacinto, Mariana Eiras (2018). "O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:58.069854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
title |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
spellingShingle |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia Jacinto, Mariana Eiras motivação intrínseca e extrínseca reconhecimento sistemas de controlo intrinsic and extrinsic motivation recognition sales control systems |
title_short |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
title_full |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
title_fullStr |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
title_full_unstemmed |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
title_sort |
O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia |
author |
Jacinto, Mariana Eiras |
author_facet |
Jacinto, Mariana Eiras |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conde, Maria del Pilar Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinto, Mariana Eiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motivação intrínseca e extrínseca reconhecimento sistemas de controlo intrinsic and extrinsic motivation recognition sales control systems |
topic |
motivação intrínseca e extrínseca reconhecimento sistemas de controlo intrinsic and extrinsic motivation recognition sales control systems |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-03T00:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16585 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jacinto, Mariana Eiras (2018). "O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131109761482752 |