O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Mariana Eiras
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16585
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_0b37a6c063dfe6b29637279d3ac14b55
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedoniamotivação intrínseca e extrínsecareconhecimentosistemas de controlointrinsic and extrinsic motivationrecognitionsales control systemsMestrado em Ciências EmpresariaisAs organizações têm como preocupação assegurar a motivação dos seus colaboradores de forma a promover a melhoria do desempenho e a retenção de talentos. Estudos anteriores demonstraram que os sistemas de controlo têm um impacto distinto na motivação intrínseca e extrínseca. O presente estudo visa aferir em que medida é que a motivação (extrínseca e intrínseca) pode mediar a relação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída. Adota-se uma metodologia mista que combina entrevistas semiestruturadas a nove colaboradores de diferentes funções e um inquérito por questionário aplicado a todos os colaboradores das três marcas do Grupo Calzedonia representadas em Portugal: Intimissimi, Tezenis e Calzedonia. Foi testado um modelo teórico com recurso à técnica do Partial Least Squares (PLS). Os resultados salientam a importância do reconhecimento como sendo o sistema de controlo que mais influencia a motivação intrínseca dos colaboradores e que esta última impacta negativamente na intenção de saída dos inquiridos. A motivação extrínseca, por sua vez, influencia positivamente a intenção de saída da organização.Organizations are concerned to ensure the motivation of their employees in order to promote performance improvement and talent retention. Previous studies have shown that control systems have a distinct impact on intrinsic and extrinsic motivation. The present study aims to assess the extent to which extrinsic and intrinsic motivation can mediate the relationship between sales control systems and turnover intention. It adopts a mixed methodology that combines semi-structured interviews with employees from different jobs and a questionnaire survey applied to all Calzedonia Group' employees from the three brands in Portugal: Intimissimi, Tezenis and Calzedonia. A theoretical model using Partial Least Squares (PLS) technique was tested. The results highlight the importance of recognition as the control system that most influences employees' intrinsic motivation. Recognition negatively impacts on respondents' intention to quit, while extrinsic motivation positively has the opposite effect.Instituto Superior de Economia e GestãoConde, Maria del PilarRepositório da Universidade de LisboaJacinto, Mariana Eiras2019-07-03T00:30:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16585porJacinto, Mariana Eiras (2018). "O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:58.069854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
title O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
spellingShingle O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
Jacinto, Mariana Eiras
motivação intrínseca e extrínseca
reconhecimento
sistemas de controlo
intrinsic and extrinsic motivation
recognition
sales control systems
title_short O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
title_full O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
title_fullStr O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
title_full_unstemmed O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
title_sort O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia
author Jacinto, Mariana Eiras
author_facet Jacinto, Mariana Eiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conde, Maria del Pilar
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Mariana Eiras
dc.subject.por.fl_str_mv motivação intrínseca e extrínseca
reconhecimento
sistemas de controlo
intrinsic and extrinsic motivation
recognition
sales control systems
topic motivação intrínseca e extrínseca
reconhecimento
sistemas de controlo
intrinsic and extrinsic motivation
recognition
sales control systems
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-03T00:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16585
url http://hdl.handle.net/10400.5/16585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jacinto, Mariana Eiras (2018). "O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída : o caso do Grupo Calzedonia". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131109761482752