Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Isabel Cristina Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8745
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária. A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e posteriormente com uma turma do 5º ano. Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de que a formação é um processo constante ao longo da vida. Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas, mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis alternativas para a sua superação. Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se encontram registados os contributos de um período de formação fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da mestranda.
id RCAP_0b3c73c8f2816d0685beec50371dca9e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEnsino básicoPrática pedagógicaProfessor investigador e reflexivoDesenvolvimento profissional, social e pessoalBasic educationTeaching practiceInvestigative and reflexive teacherPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária. A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e posteriormente com uma turma do 5º ano. Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de que a formação é um processo constante ao longo da vida. Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas, mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis alternativas para a sua superação. Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se encontram registados os contributos de um período de formação fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da mestranda.This internship report, conducted for the subject of Curriculum Integration: Supervised Pedagogical Practice, on the 2nd year of the Master Teaching on 1st and 2nd basic education cycle, aims to present the developing process of the future teacher. The educational practice took place between October of 2013 and June of 2014, first with a class of the 4th year and thereafter with a class of the 5th year. This period was based on an investigative and inquisitive character that intend to be replicated in this document, as the awareness that training is an essential ongoing process. Under a critical and reflective perspective, the experiences and apprenticeship lived through the period in question are described, showing not only the challenges and achievements, but also the obstacles and weaknesses, as well as the possible alternatives to overcome them. With the aspects announced above, the value and uniqueness of this internship report appears unquestionable and in it are recorded the contributions from a period of unmatched training.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarques, Susana SáRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira,Isabel Cristina Almeida2016-12-12T11:20:28Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8745TID:201384922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.104420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Pereira,Isabel Cristina Almeida
Ensino básico
Prática pedagógica
Professor investigador e reflexivo
Desenvolvimento profissional, social e pessoal
Basic education
Teaching practice
Investigative and reflexive teacher
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Pereira,Isabel Cristina Almeida
author_facet Pereira,Isabel Cristina Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Susana Sá
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Isabel Cristina Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Prática pedagógica
Professor investigador e reflexivo
Desenvolvimento profissional, social e pessoal
Basic education
Teaching practice
Investigative and reflexive teacher
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico
Prática pedagógica
Professor investigador e reflexivo
Desenvolvimento profissional, social e pessoal
Basic education
Teaching practice
Investigative and reflexive teacher
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária. A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e posteriormente com uma turma do 5º ano. Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de que a formação é um processo constante ao longo da vida. Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas, mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis alternativas para a sua superação. Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se encontram registados os contributos de um período de formação fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da mestranda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T11:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8745
TID:201384922
url http://hdl.handle.net/10400.22/8745
identifier_str_mv TID:201384922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390967545856