Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Joana Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14481
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico.
id RCAP_5f7a2d039e821e64eb6a1c80d9c8ca44
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducaçãoProfissional-ReflexivoDesenvolvimento profissional e pessoalProfessional-ReflectiveProfessional and personal developmentEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico.This internship report comes within the curricular unit of Supervised Educational Practice, developed in the context of Preschool and 1st Cycle of Basic Education internship, within the Masters of Preschool and 1st Cycle of Basic Education, crucial for obtaining the master degree of double profile teacher, according to DL nº 79/2014, of May 14, 2014. Therefore, it reflects in the process of teacher training promoter of theoretical and practical knowledge, personal and social skills, ethical attitudes and values that allow quality education and to qualify as a teaching professional. It has developed on a cyclical path that involved the phases of Action-Research, ilustrating the determining role of observation, planning, action, evaluation and reflection, supporting it in a methodology socioconstructivist that enriched the educational reality of the internship context through the transformation of the educational practice, which was based in the creation of transformative and grounded practices. The course lived in the Supervised Educational Practice contributed to the professional and personal foundation of the master student, for the professional skills acquired, as well as the deepening of the conceptual framework presented, which contributed to the making of an identity as a future kindergarten teacher and 1st Cycle of Basic Education teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Joana Isabel Ferreira2019-07-26T18:33:17Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14481TID:202311040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:20.395661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Baptista, Joana Isabel Ferreira
Educação
Profissional-Reflexivo
Desenvolvimento profissional e pessoal
Professional-Reflective
Professional and personal development
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Baptista, Joana Isabel Ferreira
author_facet Baptista, Joana Isabel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Joana Isabel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Profissional-Reflexivo
Desenvolvimento profissional e pessoal
Professional-Reflective
Professional and personal development
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Profissional-Reflexivo
Desenvolvimento profissional e pessoal
Professional-Reflective
Professional and personal development
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:33:17Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14481
TID:202311040
url http://hdl.handle.net/10400.22/14481
identifier_str_mv TID:202311040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131435633737728