Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/405 |
Resumo: | Com vista a aperfeiçoar a sua prática pedagógica no campo da matemática, um grupo de educadores desenvolveu “Primeiros Passos em matemática” de onde resultou o Kit BLOGIC. O que desenvolveram não foram formas de aprender algarismos e com eles fazer contas mas de construir, isso sim, estruturas de pensamento mais amplas que facilitarão o acesso planeado à matemática fazendo uso dos blocos lógicos que permitem realizar um conjunto de actividades lógicas, apoiadas em múltiplas experiências para serem realizadas em sequência. os blocos lógicos são peças ou figuras existentes num total de 48, estando associadas 4 propriedades a cada uma das peças: cor, forma, tamanho e espessura. Para complementar o conjunto de material didáctico disponível até ao momento, decidiu-se criar uma aplicação digital que respeitasse os objectivos e regras definidas, de forma a proporcionar às crianças a interactividade que não é possível com as peças disponibilizadas. exemplos desta interactividade são a descrição sonora de cada um dos jogos, a existência de níveis e pequenas dicas usando animação e a possibilidade de manipulação das peças. O artigo tem por objectivo a apresentação do esforço de desenvolvimento efectuado para a criação da aplicação BLOGIC que implementa a proposta dos blocos lógicos. O relato efectuado enquadra devidamente as preocupações e as especificações tomadas em consideração para o seu desenvolvimento e apresenta os resultados preliminares obtidos da adopção do BLOGIC em situação de uso real, demonstrando a sua relevância para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico. In order to improve its pedagogical practice in the field of mathematics, a group of teachers developed “first steps in mathematics”, from where Kit BLOGIC emerged. What they developed weren’t ways of learning the numbers and with them make arithmetic operations, but , in fact, ways of building wider structures of thought, which will enable a planned access to mathematics, making use of the logical blocks which allow the fulfilment of several logical activities, that are supported in multiple experiences to be carried out in sequence. Logical blocks are a total of 48 pieces or images, to which are associated 4 characteristics: colour, shape, size and thickness. in order to complete the collection of didactic material available at the moment, it has been decided to create a digital application that respected the determined goals and rules, to offer the interactivity to children, which is not possible with the available pieces. Examples of this interactivity are the sonorous description of each of the games, the existence of levels and little tips, which use animation, and the possibility of manipulating the pieces. The aim of the article is the presentation of the effort of the development made for the creation of the BLOGIC application, which implements the proposition of the logical blocks. The description rightly shows the concerns and specifications that were taken into consideration for its development and presents the preliminary results obtained when BLOGIC was adopted in real situations, showing its relevance to the learning of mathematics in the pre-school and basic grades of teaching. |
id |
RCAP_0b3fd8a2167331d6ab1b143f3d2f9261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básicoCom vista a aperfeiçoar a sua prática pedagógica no campo da matemática, um grupo de educadores desenvolveu “Primeiros Passos em matemática” de onde resultou o Kit BLOGIC. O que desenvolveram não foram formas de aprender algarismos e com eles fazer contas mas de construir, isso sim, estruturas de pensamento mais amplas que facilitarão o acesso planeado à matemática fazendo uso dos blocos lógicos que permitem realizar um conjunto de actividades lógicas, apoiadas em múltiplas experiências para serem realizadas em sequência. os blocos lógicos são peças ou figuras existentes num total de 48, estando associadas 4 propriedades a cada uma das peças: cor, forma, tamanho e espessura. Para complementar o conjunto de material didáctico disponível até ao momento, decidiu-se criar uma aplicação digital que respeitasse os objectivos e regras definidas, de forma a proporcionar às crianças a interactividade que não é possível com as peças disponibilizadas. exemplos desta interactividade são a descrição sonora de cada um dos jogos, a existência de níveis e pequenas dicas usando animação e a possibilidade de manipulação das peças. O artigo tem por objectivo a apresentação do esforço de desenvolvimento efectuado para a criação da aplicação BLOGIC que implementa a proposta dos blocos lógicos. O relato efectuado enquadra devidamente as preocupações e as especificações tomadas em consideração para o seu desenvolvimento e apresenta os resultados preliminares obtidos da adopção do BLOGIC em situação de uso real, demonstrando a sua relevância para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico. In order to improve its pedagogical practice in the field of mathematics, a group of teachers developed “first steps in mathematics”, from where Kit BLOGIC emerged. What they developed weren’t ways of learning the numbers and with them make arithmetic operations, but , in fact, ways of building wider structures of thought, which will enable a planned access to mathematics, making use of the logical blocks which allow the fulfilment of several logical activities, that are supported in multiple experiences to be carried out in sequence. Logical blocks are a total of 48 pieces or images, to which are associated 4 characteristics: colour, shape, size and thickness. in order to complete the collection of didactic material available at the moment, it has been decided to create a digital application that respected the determined goals and rules, to offer the interactivity to children, which is not possible with the available pieces. Examples of this interactivity are the sonorous description of each of the games, the existence of levels and little tips, which use animation, and the possibility of manipulating the pieces. The aim of the article is the presentation of the effort of the development made for the creation of the BLOGIC application, which implements the proposition of the logical blocks. The description rightly shows the concerns and specifications that were taken into consideration for its development and presents the preliminary results obtained when BLOGIC was adopted in real situations, showing its relevance to the learning of mathematics in the pre-school and basic grades of teaching.Edições Universidade fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, RuiGouveia, Luis Borges2008-06-11T11:50:48Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/405porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 4 (2007) 94-105.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:43Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:29.842025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
title |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
spellingShingle |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico Silva, Rui |
title_short |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
title_full |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
title_fullStr |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
title_full_unstemmed |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
title_sort |
Utilização do computador para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico |
author |
Silva, Rui |
author_facet |
Silva, Rui Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Luis Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rui Gouveia, Luis Borges |
description |
Com vista a aperfeiçoar a sua prática pedagógica no campo da matemática, um grupo de educadores desenvolveu “Primeiros Passos em matemática” de onde resultou o Kit BLOGIC. O que desenvolveram não foram formas de aprender algarismos e com eles fazer contas mas de construir, isso sim, estruturas de pensamento mais amplas que facilitarão o acesso planeado à matemática fazendo uso dos blocos lógicos que permitem realizar um conjunto de actividades lógicas, apoiadas em múltiplas experiências para serem realizadas em sequência. os blocos lógicos são peças ou figuras existentes num total de 48, estando associadas 4 propriedades a cada uma das peças: cor, forma, tamanho e espessura. Para complementar o conjunto de material didáctico disponível até ao momento, decidiu-se criar uma aplicação digital que respeitasse os objectivos e regras definidas, de forma a proporcionar às crianças a interactividade que não é possível com as peças disponibilizadas. exemplos desta interactividade são a descrição sonora de cada um dos jogos, a existência de níveis e pequenas dicas usando animação e a possibilidade de manipulação das peças. O artigo tem por objectivo a apresentação do esforço de desenvolvimento efectuado para a criação da aplicação BLOGIC que implementa a proposta dos blocos lógicos. O relato efectuado enquadra devidamente as preocupações e as especificações tomadas em consideração para o seu desenvolvimento e apresenta os resultados preliminares obtidos da adopção do BLOGIC em situação de uso real, demonstrando a sua relevância para a aprendizagem da matemática no ensino pré-escolar e básico. In order to improve its pedagogical practice in the field of mathematics, a group of teachers developed “first steps in mathematics”, from where Kit BLOGIC emerged. What they developed weren’t ways of learning the numbers and with them make arithmetic operations, but , in fact, ways of building wider structures of thought, which will enable a planned access to mathematics, making use of the logical blocks which allow the fulfilment of several logical activities, that are supported in multiple experiences to be carried out in sequence. Logical blocks are a total of 48 pieces or images, to which are associated 4 characteristics: colour, shape, size and thickness. in order to complete the collection of didactic material available at the moment, it has been decided to create a digital application that respected the determined goals and rules, to offer the interactivity to children, which is not possible with the available pieces. Examples of this interactivity are the sonorous description of each of the games, the existence of levels and little tips, which use animation, and the possibility of manipulating the pieces. The aim of the article is the presentation of the effort of the development made for the creation of the BLOGIC application, which implements the proposition of the logical blocks. The description rightly shows the concerns and specifications that were taken into consideration for its development and presents the preliminary results obtained when BLOGIC was adopted in real situations, showing its relevance to the learning of mathematics in the pre-school and basic grades of teaching. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007-01-01T00:00:00Z 2008-06-11T11:50:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/405 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 4 (2007) 94-105. 1646-0499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552048605888512 |