A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel Leal da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16218
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as conceções e as práticas de uma professora de Matemática no que diz respeito à utilização do computador e identificar de que forma o contexto profissional, eu profissional e conhecimento didático interferem nesta prática. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo e descritivo, tendo-se realizado um estudo de caso com uma professora de Matemática do 3° ciclo do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, observação de aulas, conversas informais, sessões de formação em Cabri-Géomètre e análise documental. Os resultados mostram que o tipo de ensino praticado pela professora, a insegurança, a falta de formação em software mais ligado ao ensino da Matemática e as atitudes dos alunos funcionaram como fatores limitadores da sua prática. Já o grupo disciplinar, a escola, a formação em Cabri e a experiência vivida com os alunos revelaram-se como elementos motivadores nas práticas da professora. /ABSTRACT - The use of the computer in the teaching of Mathematics: A case study the purpose of this assignment is to understand the conceptions and the practices of a Maths teacher concerning the use of the computer and to identify how the professional context, I professional and the didactic knowledge interfere in this practice. It is a research work of qualitative and descriptive type based on a case study with a “3° Ciclo do Ensino Básico” Maths teacher. The data was attained through a semi structured interview, class attendance and observation, informal conversation, training sessions in Cabri-Géomètre and document analysis. The results show that the type of teaching practised by the teacher, insecurity, lack of software training more related to the teaching of Mathematics and student attitudes functioned as constraining factors of her practice. Nevertheless the subject area group, the school, the training in Cabri and the undergone experience turned out to be motivating elements in the teacher’s practice.
id RCAP_b5c4d4281064b34122315e0c107bb528
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de casoComputadorProfessorEnsino da matemáticaContexto profissionalEu profissionalConhecimento didácticoComputerTeacherTeaching of mathematicsProfessional contextI professorDidactic knowledgeEste trabalho tem como objetivo compreender as conceções e as práticas de uma professora de Matemática no que diz respeito à utilização do computador e identificar de que forma o contexto profissional, eu profissional e conhecimento didático interferem nesta prática. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo e descritivo, tendo-se realizado um estudo de caso com uma professora de Matemática do 3° ciclo do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, observação de aulas, conversas informais, sessões de formação em Cabri-Géomètre e análise documental. Os resultados mostram que o tipo de ensino praticado pela professora, a insegurança, a falta de formação em software mais ligado ao ensino da Matemática e as atitudes dos alunos funcionaram como fatores limitadores da sua prática. Já o grupo disciplinar, a escola, a formação em Cabri e a experiência vivida com os alunos revelaram-se como elementos motivadores nas práticas da professora. /ABSTRACT - The use of the computer in the teaching of Mathematics: A case study the purpose of this assignment is to understand the conceptions and the practices of a Maths teacher concerning the use of the computer and to identify how the professional context, I professional and the didactic knowledge interfere in this practice. It is a research work of qualitative and descriptive type based on a case study with a “3° Ciclo do Ensino Básico” Maths teacher. The data was attained through a semi structured interview, class attendance and observation, informal conversation, training sessions in Cabri-Géomètre and document analysis. The results show that the type of teaching practised by the teacher, insecurity, lack of software training more related to the teaching of Mathematics and student attitudes functioned as constraining factors of her practice. Nevertheless the subject area group, the school, the training in Cabri and the undergone experience turned out to be motivating elements in the teacher’s practice.Universidade de Évora2015-11-06T11:08:00Z2015-11-062007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16218http://hdl.handle.net/10174/16218pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676Costa, Ana Isabel Leal dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:38.561688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
title A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
spellingShingle A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
Costa, Ana Isabel Leal da
Computador
Professor
Ensino da matemática
Contexto profissional
Eu profissional
Conhecimento didáctico
Computer
Teacher
Teaching of mathematics
Professional context
I professor
Didactic knowledge
title_short A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
title_full A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
title_fullStr A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
title_sort A utilização do computador no ensino da matemática : Um estudo de caso
author Costa, Ana Isabel Leal da
author_facet Costa, Ana Isabel Leal da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Isabel Leal da
dc.subject.por.fl_str_mv Computador
Professor
Ensino da matemática
Contexto profissional
Eu profissional
Conhecimento didáctico
Computer
Teacher
Teaching of mathematics
Professional context
I professor
Didactic knowledge
topic Computador
Professor
Ensino da matemática
Contexto profissional
Eu profissional
Conhecimento didáctico
Computer
Teacher
Teaching of mathematics
Professional context
I professor
Didactic knowledge
description Este trabalho tem como objetivo compreender as conceções e as práticas de uma professora de Matemática no que diz respeito à utilização do computador e identificar de que forma o contexto profissional, eu profissional e conhecimento didático interferem nesta prática. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo e descritivo, tendo-se realizado um estudo de caso com uma professora de Matemática do 3° ciclo do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, observação de aulas, conversas informais, sessões de formação em Cabri-Géomètre e análise documental. Os resultados mostram que o tipo de ensino praticado pela professora, a insegurança, a falta de formação em software mais ligado ao ensino da Matemática e as atitudes dos alunos funcionaram como fatores limitadores da sua prática. Já o grupo disciplinar, a escola, a formação em Cabri e a experiência vivida com os alunos revelaram-se como elementos motivadores nas práticas da professora. /ABSTRACT - The use of the computer in the teaching of Mathematics: A case study the purpose of this assignment is to understand the conceptions and the practices of a Maths teacher concerning the use of the computer and to identify how the professional context, I professional and the didactic knowledge interfere in this practice. It is a research work of qualitative and descriptive type based on a case study with a “3° Ciclo do Ensino Básico” Maths teacher. The data was attained through a semi structured interview, class attendance and observation, informal conversation, training sessions in Cabri-Géomètre and document analysis. The results show that the type of teaching practised by the teacher, insecurity, lack of software training more related to the teaching of Mathematics and student attitudes functioned as constraining factors of her practice. Nevertheless the subject area group, the school, the training in Cabri and the undergone experience turned out to be motivating elements in the teacher’s practice.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2015-11-06T11:08:00Z
2015-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16218
http://hdl.handle.net/10174/16218
url http://hdl.handle.net/10174/16218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136569361170432