A gestão nas Organizações Sem Fins Lucrativos: a importância da comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Sofia Couto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12899
Resumo: As Organizações Sem Fins Lucrativos, muitas vezes reconhecidas como Associações, são cada vez mais importantes e o seu desenvolvimento tem sido extraordinário. Desta forma, tem sido cada vez mais notável a influencia que estas vão tendo sobre os orçamentos de Estado nas economias modernas, assim como em distintas variáveis macroeconómicas. Devido ao ambiente complexo que se vive, não só pelo desenvolvimento da estrutura demográfica, mas também pelos desafios sociais que lhes são intrínsecos, a solicitação face a estas organizações intensificou-se. A presente dissertação consiste num trabalho de investigação descritivo e exploratório, cujo principal objetivo é demonstrar o poder da comunicação interna numa instituição. Sendo as instituições sistemas complexos, principalmente a nível relacional, esta é uma ferramenta que pode favorecer a unidade organizacional. A comunicação interna é uma conjuntura essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial significativo num mercado cada vez mais concorrencial, pois quem comunica bem a nível interno irá comunicar muito melhor para exterior, numa mensagem única e uniforme, tendo assim a capacidade de atingir melhores planeamentos estratégicos, um trabalho de equipa mais produtiva, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Na parte da metodologia recorreu-se a uma variedade de métodos de investigação, descritiva e exploratória, que por sua vez leva a uma diversidade de recolha de dados para dotar esta investigação duma maior complementaridade. A conclusão que é possível tirar deste estudo é que apesar de os recursos serem escassos as instituições deveriam e precisam de compreender a relevância que a comunicação detém no sucesso ou insucesso das suas atividades. Sem uma estratégia firme de comunicação e objetivos bem definidos dificilmente se consegue incluir a comunidade nas suas causas e mobilização social. O aproveitamento de recursos é praticável, mas isto só se consegue com uma profunda alteração de comportamento, a diversos níveis por parte dos responsáveis. Palavras-chave: Organizações Sem Fins Lucrativos, comunicação interna, organização, gestão organizacional
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A presente dissertação consiste num trabalho de investigação descritivo e exploratório, cujo principal objetivo é demonstrar o poder da comunicação interna numa instituição. Sendo as instituições sistemas complexos, principalmente a nível relacional, esta é uma ferramenta que pode favorecer a unidade organizacional. A comunicação interna é uma conjuntura essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial significativo num mercado cada vez mais concorrencial, pois quem comunica bem a nível interno irá comunicar muito melhor para exterior, numa mensagem única e uniforme, tendo assim a capacidade de atingir melhores planeamentos estratégicos, um trabalho de equipa mais produtiva, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Na parte da metodologia recorreu-se a uma variedade de métodos de investigação, descritiva e exploratória, que por sua vez leva a uma diversidade de recolha de dados para dotar esta investigação duma maior complementaridade. A conclusão que é possível tirar deste estudo é que apesar de os recursos serem escassos as instituições deveriam e precisam de compreender a relevância que a comunicação detém no sucesso ou insucesso das suas atividades. Sem uma estratégia firme de comunicação e objetivos bem definidos dificilmente se consegue incluir a comunidade nas suas causas e mobilização social. O aproveitamento de recursos é praticável, mas isto só se consegue com uma profunda alteração de comportamento, a diversos níveis por parte dos responsáveis. Palavras-chave: Organizações Sem Fins Lucrativos, comunicação interna, organização, gestão organizacionalNon-profit organizations, often recognized as associations, are becoming more important and their development has been extraordinary. In this context, the influence of these associations on state budgets in modern economies, as well on different macroeconomic variables, has become more and more notable. Due to the complex environment that we live in, not only through the development of the demographic structure, but also by the social challenges that are intrinsic to them, the demand on these organizations has intensified. This dissertation consists of a descriptive and exploratory research work, whose main objective is to demonstrate the power of internal communication in institutions. Since institutions are complex systems, especially at the relational level, the internal communication is a tool that can benefit organizational unity, since internal communication is an essential conjuncture for the proper functioning of organizations and a significant differential in an increasingly competitive market. Those who communicate well internally will communicate much better to the exterior, in a single and uniform message, having the ability to achieve better strategic planning and more productive teamwork, where information flows more quickly and easily. In the methodology section, a variety of research methods were used, descriptive and exploratory, which in turn lead to a diversity of data collection to give this research a greater complementarity. The conclusion that can be drawn from this study is that even though resources are scarce, institutions should and need to understand the relevance that communication has on the success or failure of their activities. Without a strong communication strategy and well-defined goals, it is difficult to include the community in their causes and social mobilization. The use of resources is possible, but this can only be achieved with a profound change in behavior, at various levels by those in charge. Keywords: Non-Profit Organizations, internal communication, organization, organizational management2022-05-30T15:03:53Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12899TID:202855724porBatista, Ana Sofia Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:58.359217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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