Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Évora dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49411
Resumo: O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar.
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