Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49411 |
Resumo: | O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar. |
id |
RCAP_0b584579b1ea3d8f1eb1f88b7057522b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educaçãoTrabalhos de CasaConceçõesPaisEncarregados de EducaçãoEnsino Básico 1º CicloO presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumSantos, Ana Catarina Évora dos2024-01-26T15:07:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49411TID:203485106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.756609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
title |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
spellingShingle |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação Santos, Ana Catarina Évora dos Trabalhos de Casa Conceções Pais Encarregados de Educação Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
title_full |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
title_fullStr |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
title_full_unstemmed |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
title_sort |
Os TPC no 1º CEB: as conceções dos pais/encarregados de educação |
author |
Santos, Ana Catarina Évora dos |
author_facet |
Santos, Ana Catarina Évora dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Catarina Évora dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhos de Casa Conceções Pais Encarregados de Educação Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Trabalhos de Casa Conceções Pais Encarregados de Educação Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório resulta de um estudo de caso enquadrado numa perspetiva de investigação qualitativa de educação, realizado durante os estágios curriculares no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira realiza-se a caracterização dos contextos de estágio e descrevem-se intervenções pedagógicas significativas, em educação pré-escolar e no 1º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a perceção de pais e encarregados de educação sobre os Trabalhos de Casa no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as em 1º Ciclo do Ensino Básico, partindo da questão-problema “Quais as conceções dos pais/encarregados de educação sobre os trabalhos de casa do seu educando?”. Partiu-se de uma amostra de conveniência, recorrendo-se à técnica de inquérito por entrevista, a partir da elaboração de um guião estruturado em blocos com respetivos objetivos e assente em questões orientadoras e perguntas de recurso e aferição. Os dados foram sujeitos a análise do conteúdo. Constatou-se que os/as colaboradores/as percecionam os TPC de formas diferentes, tendo sido registado ideias opostas e também neutras em relação a esta ferramenta pedagógica. No entanto, foi possível verificar que, para a grande maioria dos pais/encarregados de educação, o tempo livre das crianças é essencial para a realização de outras atividades não relacionadas com a sua vida escolar. Concordam, ainda, que os TPC devem ser esporádicos e não diários, reconhecendo, de igual modo, que auxiliam regularmente os seus/suas educandos/as na realização dos TPC, sobretudo como forma de os/as acompanharem durante o seu percurso escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-26T15:07:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49411 TID:203485106 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49411 |
identifier_str_mv |
TID:203485106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076992540672 |