Valor dos MOOC na educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Hermano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maia e Carmo, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29259
Resumo: A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.
id RCAP_0b642a57b9397a381352972b2f5ad1b8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valor dos MOOC na educação para a cidadaniaValue of Massive Open Online Course (MOOC) in Citizenship EducationConjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital.A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.Repositório da Universidade de LisboaCarmo, HermanoMaia e Carmo, Teresa2023-11-02T14:35:06Z2018-05-042018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29259porCarmo, H., & Carmo, T. M. e. (2018). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. Inclusão Social, 10(1).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:45.790616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valor dos MOOC na educação para a cidadania
Value of Massive Open Online Course (MOOC) in Citizenship Education
title Valor dos MOOC na educação para a cidadania
spellingShingle Valor dos MOOC na educação para a cidadania
Carmo, Hermano
Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital.
title_short Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_full Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_fullStr Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_full_unstemmed Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_sort Valor dos MOOC na educação para a cidadania
author Carmo, Hermano
author_facet Carmo, Hermano
Maia e Carmo, Teresa
author_role author
author2 Maia e Carmo, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Hermano
Maia e Carmo, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital.
topic Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital.
description A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
2018-05-04T00:00:00Z
2023-11-02T14:35:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29259
url http://hdl.handle.net/10400.5/29259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carmo, H., & Carmo, T. M. e. (2018). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. Inclusão Social, 10(1).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134149356814336