Valor dos MOOC na educação para a cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29259 |
Resumo: | A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar. |
id |
RCAP_0b642a57b9397a381352972b2f5ad1b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valor dos MOOC na educação para a cidadaniaValue of Massive Open Online Course (MOOC) in Citizenship EducationConjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital.A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.Repositório da Universidade de LisboaCarmo, HermanoMaia e Carmo, Teresa2023-11-02T14:35:06Z2018-05-042018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29259porCarmo, H., & Carmo, T. M. e. (2018). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. Inclusão Social, 10(1).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:45.790616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania Value of Massive Open Online Course (MOOC) in Citizenship Education |
title |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
spellingShingle |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania Carmo, Hermano Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital. |
title_short |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
title_full |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
title_fullStr |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
title_full_unstemmed |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
title_sort |
Valor dos MOOC na educação para a cidadania |
author |
Carmo, Hermano |
author_facet |
Carmo, Hermano Maia e Carmo, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Maia e Carmo, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Hermano Maia e Carmo, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital. |
topic |
Conjuntura; Macrotendências; Educação para a Cidadania; MOOC, Tecnologia Educativa, Paradigma Digital. |
description |
A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-04 2018-05-04T00:00:00Z 2023-11-02T14:35:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carmo, H., & Carmo, T. M. e. (2018). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. Inclusão Social, 10(1). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134149356814336 |