Valor dos MOOC na educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Hermano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maia e Carmo, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2186
Resumo: A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.
id RCAP_10cdc158515b09073d3aeee1a301caf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valor dos MOOC na educação para a cidadaniaconjunturamacrotendênciaseducação para a cidadaniaMOOCtecnologia educativaparadigma digitalconjuncturemacro trendseducation for citizenshipeducational technologydigital paradigmA sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.Contemporary society is marked by three macro-trends that identify it as a unique society in human history: a process of accelerated change, increasing inequality, and the fibrillation of power systems. Such tendencies have had as effects a framework of threats and opportunities that have both constituted a gigantic challenge to the educational systems and configure the urgency of re-socialization of all the living generations towards the construction of a global citizenship. In this context, a model is proposed that constitutes a strategy of education for citizenship, with two axes, four strands and ten key areas. Next, the near-explosive emergence of the Massive Open Online Courses (MOOC) is described and discussed from internationally recognized higher education institutions, within the framework of the new digital paradigm, its diversity and its potential still open. Confronting the new educational approach with the model of education for the proposed citizenship, it is concluded that it is a robust means to promote it.Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e TecnologiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarmo, HermanoMaia e Carmo, Teresa2018-05-02T14:02:18Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2186porCarmo, H. e Maia e Carmo, T. (2017). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. In PIMENTEL, Nara, 2017, Tecnologias educacionais e EaD, nº temático de “Inclusão social”, Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia1808-8678info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:18.451632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title Valor dos MOOC na educação para a cidadania
spellingShingle Valor dos MOOC na educação para a cidadania
Carmo, Hermano
conjuntura
macrotendências
educação para a cidadania
MOOC
tecnologia educativa
paradigma digital
conjuncture
macro trends
education for citizenship
educational technology
digital paradigm
title_short Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_full Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_fullStr Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_full_unstemmed Valor dos MOOC na educação para a cidadania
title_sort Valor dos MOOC na educação para a cidadania
author Carmo, Hermano
author_facet Carmo, Hermano
Maia e Carmo, Teresa
author_role author
author2 Maia e Carmo, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Hermano
Maia e Carmo, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv conjuntura
macrotendências
educação para a cidadania
MOOC
tecnologia educativa
paradigma digital
conjuncture
macro trends
education for citizenship
educational technology
digital paradigm
topic conjuntura
macrotendências
educação para a cidadania
MOOC
tecnologia educativa
paradigma digital
conjuncture
macro trends
education for citizenship
educational technology
digital paradigm
description A sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T14:02:18Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2186
url http://hdl.handle.net/10400.15/2186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carmo, H. e Maia e Carmo, T. (2017). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. In PIMENTEL, Nara, 2017, Tecnologias educacionais e EaD, nº temático de “Inclusão social”, Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia
1808-8678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032796110848