Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Ana Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jacinto, Hélia, Serrazina, Lurdes, Amado, Nélia, Carreira, Susana, Santos, Elvira Maria, Ferreira, Rosa Tomás, Martins, Cristina, Pires, Manuel Vara, Castro, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29113
Resumo: Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.
id RCAP_0b674ce0dfd8bb9df6b919792f403633
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portuguesesValues in the teaching and learning of mathematics: the most valued aspects by Portuguese teachersValores em Educação MatemáticaMotivação e dedicaçãoBem-estarCurrículo e organização da escolaEnsinoAprendizagemValues in Mathematics EducationMotivation and commitmentWell-beingCurriculum and school organizationTeachingLearningResearch Subject Categories::MATHEMATICSEste artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.This article presents the first extensive study conducted in Portugal, where the aspects that mathematics teachers value the most in the teaching and learning of this subject are identified and discussed. The study followed a qualitative methodology and used content analysis to categorize the participants' responses, obtained through an electronic questionnaire. 113 mathematics teachers, teaching in the 7th and/or 10th grade, were surveyed about the three aspects they considered most important in the teaching and learning of mathematics. The authors developed and operationalized a coding protocol based on a pre-existing analytical framework. The results show that the surveyed teachers essentially value three aspects - Motivation and dedication, Well-being, and Curriculum and school organization. This suggests a strong tendency to value, on one hand, aspects that hold the students responsible for their own learning (e.g., motivation and attention) and, on the other hand, aspects external to the teacher (e.g., curriculum). Finally, the implications of these results for teacher training and curriculum development are discussed, considering the current moment of curricular changes in Portugal.Este trabalho foi parcialmente apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Contrato-Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEECIND/01584/2017/CP1469/CT0001) e da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, UIDB/04107/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020).Associação de Professores de MatemáticaBiblioteca Digital do IPBSilvestre, Ana IsabelJacinto, HéliaSerrazina, LurdesAmado, NéliaCarreira, SusanaSantos, Elvira MariaFerreira, Rosa TomásMartins, CristinaPires, Manuel VaraCastro, Joana2024-01-05T16:37:48Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29113porSilvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira Maria; Ferreira, Rosa Tomás; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Castro, Joana (2023). Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática. ISSN 2183-2838. 32:2, p. 49-762183-2838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T01:20:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:04.845852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
Values in the teaching and learning of mathematics: the most valued aspects by Portuguese teachers
title Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
spellingShingle Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
Silvestre, Ana Isabel
Valores em Educação Matemática
Motivação e dedicação
Bem-estar
Currículo e organização da escola
Ensino
Aprendizagem
Values in Mathematics Education
Motivation and commitment
Well-being
Curriculum and school organization
Teaching
Learning
Research Subject Categories::MATHEMATICS
title_short Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_full Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_fullStr Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_full_unstemmed Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_sort Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses
author Silvestre, Ana Isabel
author_facet Silvestre, Ana Isabel
Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira Maria
Ferreira, Rosa Tomás
Martins, Cristina
Pires, Manuel Vara
Castro, Joana
author_role author
author2 Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira Maria
Ferreira, Rosa Tomás
Martins, Cristina
Pires, Manuel Vara
Castro, Joana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Ana Isabel
Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira Maria
Ferreira, Rosa Tomás
Martins, Cristina
Pires, Manuel Vara
Castro, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Valores em Educação Matemática
Motivação e dedicação
Bem-estar
Currículo e organização da escola
Ensino
Aprendizagem
Values in Mathematics Education
Motivation and commitment
Well-being
Curriculum and school organization
Teaching
Learning
Research Subject Categories::MATHEMATICS
topic Valores em Educação Matemática
Motivação e dedicação
Bem-estar
Currículo e organização da escola
Ensino
Aprendizagem
Values in Mathematics Education
Motivation and commitment
Well-being
Curriculum and school organization
Teaching
Learning
Research Subject Categories::MATHEMATICS
description Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-05T16:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29113
url http://hdl.handle.net/10198/29113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira Maria; Ferreira, Rosa Tomás; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Castro, Joana (2023). Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados por professores portugueses. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática. ISSN 2183-2838. 32:2, p. 49-76
2183-2838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793008799744