DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, António Manuel Tavares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre, Pereira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7160
Resumo: Introdução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.
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spelling DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃOaprendizagemdesportobem-estarjovensmotivaçãolearningwell-beingmotivationIntrodução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.Introduction: Sport endures in promoting meaningful learning and well-being in children and youth. People motivated for sports activities show confidence and enthusiasm, with repercussions on their performance, persistence, self-esteem and ability to concentrate. Objetives: To establish the profile of youth motivations to practice sports; Understand young people sports behaviors of to guide them in a sport as demanding as swimming. Methods: The group is composed by 86 swimmers, aged between 10 and 18 years. The data were obtained through the translated and adapted version of Participation Motivation Questioner (PMQ). The reliability of the evaluation scale was assessed using Cronbach's alpha coefficient. Descriptive and inferential analyzes were performed using SPSS software. Results: Young people significantly value personal relationships, friendships, a spirit of cooperation and fun, as fundamental factors for sports. Most participants consider the factors inherent to "health" and "well-being" as "very important". There are no significant differences between genders, regarding the degree of agreement in any of the analyzed dimensions. Conclusion: Sport contribution to the transversal development of youth is undeniable, not only from a physical point of view, but also socially and psychologically. The attempt to understand the motivations that lead youth to practice sport and/or physical activity is an important catalyst for combating the abandonment of sports.Introducción: El deporte perdura en la promoción del aprendizaje significativo y en el bienestar de niños y jóvenes. Las personas motivadas para actividades deportivas que tienen como objetivo desarrollar las habilidades de superación y voluntad, como la Natación, muestran confianza y entusiasmo, lo que repercute en su rendimiento, perseverancia, autoestima y capacidad de concentración. Objetivos: Establecer el perfil de las motivaciones de los jóvenes para practicar deporte; Comprender el comportamiento deportivo de los jóvenes para orientarlos en un deporte tan exigente como la natación. Métodos: El grupo está compuesto por 86 practicantes de natación deportiva, con edades comprendidas entre los 10 y los 18 años. Los datos se obtuvieron a través del cuestionario de motivación para actividades deportivas, versión traducida y adaptada. La fiabilidad de la escala de evaluación se evaluó mediante el coeficiente alfa de Cronbach. Los análisis descriptivos e inferenciales se realizaron utilizando el software SPSS. Resultados: Los jóvenes valoran significativamente las relaciones personales, las amistades, el espíritu de cooperación y diversión, como factores fundamentales para el deporte. La mayoría de los participantes consideran que los factores inherentes a la "salud" y el "bienestar" son "muy importantes". No existen diferencias significativas entre géneros, en cuanto al grado de concordancia en ninguna de las dimensiones trabajadas.Conclusión: La contribución del deporte al desarrollo transversal de los jóvenes es innegable, no solo desde el punto de vista físico, sino también social y psicológico. El intento de comprender las motivaciones que llevan a los jóvenes a practicar deporte y / o actividad física es un catalizador importante para combatir el abandono del deporte.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAzevedo, António Manuel TavaresMendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandrePereira, Ana2022-03-10T14:51:56Z2021-08-312021-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7160porhttps://doi.org/10.29352/mill029e.22287info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:16Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:55.630649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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