Auto-regulação emocional : qual a influência no bem-estar psicológico e satisfação com a vida na adolescência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pratas, Mariana Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18252
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
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spelling Auto-regulação emocional : qual a influência no bem-estar psicológico e satisfação com a vida na adolescência?Regulação emocionalBem-estar psicológicoSatisfação com a vidaAdolescentesCriançasTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014A presente investigação, numa amostra não clínica de adolescentes portugueses, tem como objectivos: (1) traduzir e adaptar para a Língua Portuguesa um instrumento de medida de estratégias de regulação emocional; (2) estudar as qualidades psicométricas das versões portuguesas de uma medida de bem-Estar psicológico e outra medida de satisfação com a vida; (3) estudar a relação entre as estratégias de regulação emocional e os níveis de bem-estar psicológico e satisfação com a vida; e (4) realizar três estudos desenvolvimentistas, através da análise das possíveis diferenças entre as variáveis Grupo Etário e Sexo na frequência de determinadas estratégias de regulação emocional, nos níveis de bem-estar psicológico e nos níveis de satisfação com a vida. Participaram no estudo 700 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (333 do sexo feminino e 367 do sexo masculino). A recolha dos dados realizou-se mediante a aplicação de três questionários: a tradução do Emotion Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA), a Escala de bem-estar psicológico para adolescentes (EBEPA) e a Escala de satisfação com a vida (ESV). Os resultados dos estudos psicométricos realizados com os três instrumentos revelaram boas consistências internas. O presente estudo reúne evidências de que o uso de certas estratégias de regulação emocional se relaciona com diferentes níveis de bem-estar psicológico e satisfação com a vida. Os resultados apontam ainda para a existência de diferenças entre grupos etários quanto ao uso tendencial da reavaliação cognitiva como estratégia de regulação emocional; e diferenças entre grupos etários e sexo quanto aos níveis de bem-estar psicológico.This research, based in a non-clinic population sample of Portuguese adolescentes, aimed to: (1) translate and adapt to Portuguese Language an emotion regulation strategies’ measuring instrument; (2) explore psychometric properties of the psychological well-being and satisfaction with life Portuguese versions scales; (3) study the relation between emotion regulation strategies and levels of psychological well-being and satisfaction with life; and (4) perform a developmental study, through the analysis of the possible differences between age group and gender parameters, on the emotion regulation strategies’ frequency, on the levels of psychological well-being and satisfaction with life. 700 adolescents, aged between 10 and 18 years old (333 girls and 367 boys), took part in this study. For the data collection, three questionnaires were administered: the Portuguese translation of Emotion Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA), the Portuguese version of psychological well-being scale (EBEPA), and also the Portuguese version of the satisfaction with life scale (ESV). These three instruments revealed good internal consistency. The current study gather evidences for the relation between the use of certain emotion regulation strategies and the levels of psychological well-being and satisfaction with life. Results also point to the existence of differences between the age groups regarding the use of cognitive reappraisal, as an emotion regulation strategy; and diferences between age groups and gender regarding the levels of psychological well-being.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPratas, Mariana Rodrigues de Oliveira2015-06-11T12:22:44Z20142014-10-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18252TID:201208873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:52.047972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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