Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44933
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
id RCAP_0b756d3cf46f1fb9b34d541b6d48ec68
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenhariaAuto-eficácia académicaOrientaçãoSatisfaçãoEstudantes universitáriosTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020Este estudo tem como objetivo analisar o efeito mediador da autoeficácia académica na relação entre a orientação para objetivos e a satisfação com o curso de estudantes de engenharia. No total foram analisadas 544 respostas de estudantes de engenharia de uma faculdade portuguesa, sendo que as hipóteses de investigação foram parcialmente corroboradas. Os resultados revelam uma relação positiva entre a autoeficácia académica e a satisfação com o curso. Mais, a autoeficácia académica media a relação entre a orientação para objetivos de aprendizagem e a satisfação com curso. Contudo, os resultados não evidenciam uma mediação da autoeficácia académica na relação entre a orientação para objetivos de aprovação e a satisfação com o curso, nem na relação entre a orientação para objetivos de evitamento e a satisfação com o curso. Os resultados obtidos contribuem para a literatura ao permitir um melhor entendimento do papel que as orientações para objetivos e a autoeficácia académica têm neste contexto educacional, assim como as suas relações com a satisfação com o curso. São apresentadas implicações teóricas e práticas, assim como limitações e sugestões para futuros estudos.The aim of this study is to analyse the mediator role of academic self-efficacy in the relation between goal orientation and academic satisfaction. A total of 544 answers from engineering students were analysed, and the study hypothesis were partially corroborated. The results show a positive relation between academic self-efficacy and academic satisfaction. Furthermore, academic self-efficacy mediates the relation between learning goal orientation and academic satisfaction. However, the results show that academic self-efficacy do not mediate the relation between proving goal orientation and academic satisfaction, neither mediates the relation between avoiding goal orientation and academic satisfaction. The results contribute to the literature by allowing a better understanding of the role of goal orientations and academic self-efficacy in this educational context, as well as its relationships with academic satisfaction. Theoretical and practical implications, limitations and suggestions for future studies are also presented.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaBettencourt, Irene de Lurdes Azevedo2020-11-19T12:07:00Z20202020-07-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44933TID:202693805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:25.608092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
title Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
spellingShingle Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo
Auto-eficácia académica
Orientação
Satisfação
Estudantes universitários
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
title_full Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
title_fullStr Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
title_full_unstemmed Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
title_sort Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
author Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo
author_facet Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chambel, Maria José, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia académica
Orientação
Satisfação
Estudantes universitários
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Auto-eficácia académica
Orientação
Satisfação
Estudantes universitários
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T12:07:00Z
2020
2020-07-04
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44933
TID:202693805
url http://hdl.handle.net/10451/44933
identifier_str_mv TID:202693805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134517226635264