Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44933 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
id |
RCAP_0b756d3cf46f1fb9b34d541b6d48ec68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/44933 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenhariaAuto-eficácia académicaOrientaçãoSatisfaçãoEstudantes universitáriosTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020Este estudo tem como objetivo analisar o efeito mediador da autoeficácia académica na relação entre a orientação para objetivos e a satisfação com o curso de estudantes de engenharia. No total foram analisadas 544 respostas de estudantes de engenharia de uma faculdade portuguesa, sendo que as hipóteses de investigação foram parcialmente corroboradas. Os resultados revelam uma relação positiva entre a autoeficácia académica e a satisfação com o curso. Mais, a autoeficácia académica media a relação entre a orientação para objetivos de aprendizagem e a satisfação com curso. Contudo, os resultados não evidenciam uma mediação da autoeficácia académica na relação entre a orientação para objetivos de aprovação e a satisfação com o curso, nem na relação entre a orientação para objetivos de evitamento e a satisfação com o curso. Os resultados obtidos contribuem para a literatura ao permitir um melhor entendimento do papel que as orientações para objetivos e a autoeficácia académica têm neste contexto educacional, assim como as suas relações com a satisfação com o curso. São apresentadas implicações teóricas e práticas, assim como limitações e sugestões para futuros estudos.The aim of this study is to analyse the mediator role of academic self-efficacy in the relation between goal orientation and academic satisfaction. A total of 544 answers from engineering students were analysed, and the study hypothesis were partially corroborated. The results show a positive relation between academic self-efficacy and academic satisfaction. Furthermore, academic self-efficacy mediates the relation between learning goal orientation and academic satisfaction. However, the results show that academic self-efficacy do not mediate the relation between proving goal orientation and academic satisfaction, neither mediates the relation between avoiding goal orientation and academic satisfaction. The results contribute to the literature by allowing a better understanding of the role of goal orientations and academic self-efficacy in this educational context, as well as its relationships with academic satisfaction. Theoretical and practical implications, limitations and suggestions for future studies are also presented.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaBettencourt, Irene de Lurdes Azevedo2020-11-19T12:07:00Z20202020-07-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44933TID:202693805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:25.608092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
title |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
spellingShingle |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo Auto-eficácia académica Orientação Satisfação Estudantes universitários Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
title_full |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
title_fullStr |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
title_full_unstemmed |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
title_sort |
Orientação para objetivos e a satisfação com o curso : o papel mediador da autoeficácia académica em estudantes de engenharia |
author |
Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo |
author_facet |
Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chambel, Maria José, 1962- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettencourt, Irene de Lurdes Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-eficácia académica Orientação Satisfação Estudantes universitários Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Auto-eficácia académica Orientação Satisfação Estudantes universitários Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-19T12:07:00Z 2020 2020-07-04 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/44933 TID:202693805 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/44933 |
identifier_str_mv |
TID:202693805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134517226635264 |