Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana Rita dos Reis Azeitona
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12914
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEBHábitos de leituraLiteracia familiarEnvolvimento familiarFamily literacyReading habitsFamily participationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: (i) caracterização, análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB; e, (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com alunos do 2.º CEB. O estudo surge da necessidade de se compreender a relação entre os interesses dos alunos para a leitura e os hábitos de leitura em família, assim como das fragilidades identificadas durante os momentos de leitura dos alunos. O estudo, intitulado Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB, conduziu à seguinte problemática «De que forma a prática de literacia familiar promove hábitos de leitura na criança?». Através deste procura-se: (i) identificar os hábitos literários dos alunos e dos encarregados de educação; (ii) compreender o envolvimento dos encarregados de educação nas leituras dos/com os educandos; (iii) implementar estratégias de promoção de hábitos e interesse pela leitura; e, (iv) conhecer o acompanhamento e o apoio que as famílias oferecem às crianças nos momentos de leitura. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios da investigaçãoação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza qualitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, à entrevista aos professores cooperantes e às diretoras de turma, bem como à análise documental. Os resultados permitem confirmar que grande parte dos participantes têm hábitos de leitura, mas, apesar disto, considerouse que a implementação de estratégias teve impacto na promoção dos hábitos de leitura. É ainda de referir que se verificou uma ausência significativa dos EE no acompanhamento e apoio às crianças durante os momentos de leitura, confirmando-se o seu envolvimento reduzido nas atividades escolares.ABSTRACT This report is a part of the Supervised Teaching Practice II curriculum unit, integrated in the Master Degree in Teaching of Primary School and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (CBE) of The Lisbon School of Education (ESELx). This document is composed of two parts: (i) characterization, analysis and reflection of the pedagogical practice developed at the 2nd CBE; and, (ii) presentation and development of the study carried out with students at the 2nd CBE. This study arises from the need of understanding the relationship between students’ interests in reading and family reading habits, as well as the fragilities identified during students’ reading time. The study, titled Promoting Family Literacy: a study with 2nd CBE students, led to the following question “In what way does family literacy promote reading habits in children?”. Through this study it is sought to: (i) identify the literary habits of students and parents; (ii) understand the involvement of parents in the students’ reading habits; (iii) implement and promote reading and interest in reading strategies; and, (iv) get to know the monitoring and support that families offer to children in times of reading. For the elaboration of the study, it was chosen to follow the principles of action research, implementing an intervention project of qualitative nature, using direct observation, participant and non-participant. In addition, the survey by questionnaire, the interview of cooperating professors and class directors, as well as document analysis were also used. The results confirm that a large number of the participants claim to have reading habits, but despite this, the implementation of strategies to promote reading habits was considered significant. It should also be noted that there was a significant absence of the parents in the monitoring and support of their children during the moments of reading, confirming that their involvement in school activities is low.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaGonçalves, CarolinaRCIPLLopes, Joana Rita dos Reis Azeitona2021-02-22T14:54:56Z2020-07-082020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12914TID:202628990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:57.052269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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