Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sandra Cristina Ramos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14594
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa
id RCAP_bc41be4e36bf14ad3ea526d71f6c108d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º cicloLiteraciaHábitos de leituraLeitura recreativaLeitura funcionalLiteracia familiarLiteracyFamily literacyReading habitsRecreational readingFunctional readingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua PortuguesaO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Didática do Português da Escola Superior de Educação de Lisboa, insere-se na temática dos hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º CEB e pretende: i) analisar de que forma os hábitos de leitura e de escrita das crianças em idade escolar afetam o desenvolvimento da literacia no 1.º ciclo, com a finalidade de os identificar, conhecer e caracterizar como boas práticas associadas ao desenvolvimento da literacia; ii) conhecer os hábitos de leitura das famílias de crianças do 1.º CEB, face à utilização que estas fazem das estruturas concelhias de apoio e promoção da leitura, e iii) mobilizar este conhecimento para a adequação das práticas pedagógicas dos professores em contexto de sala de aula, assim como das boas práticas das famílias relativamente a hábitos de leitura e escrita. Este estudo, de natureza correlacional, realizou-se a partir de dados recolhidos através de questionários e testes a uma amostra de alunos do 1.º CEB de uma escola pública da área metropolitana de Lisboa. Aliando a perspetiva da família enquanto fator ambiental de excelência, e a perspetiva da escola enquanto promotora indiscutível de um ambiente educativo de qualidade, este estudo permite a reflexão sobre os fatores que influenciam a aquisição da literacia, aprofunda o seu impacto e, apesar das limitações, conclui que as boas práticas ao nível dos hábitos de leitura são determinantes na construção da literacia de uma criança em idade escolar.Abstract This study, carried out within the scope of the Master's Degree in Portuguese Didactics at the Lisbon Higher School of Education, is part of the theme of reading habits and literacy development in the school population of the 1st CEB and aims to: i) analyse how the reading and writing habits of school-age children affect the development of literacy in the 1st cycle, in order to identify, know and characterize them as good practices associated with the development of literacy; ii) get to know the reading habits of the families of children from the 1st CEB, given the use they make of the municipal structures to support and promote reading, and iii) mobilize this knowledge for the adequacy of the pedagogical practices of teachers in the context of the classroom, as well as good practices of families regarding reading and writing habits. This study, of a correlational nature, was carried out from data collected through questionnaires and tests from a sample of students from the 1st CEB of a public school in the metropolitan area of Lisbon. Combining the perspective of the family as an environmental factor of excellence, and the perspective of the school as an indisputable promoter of a quality educational environment, this study allows for reflection on the factors that influence the acquisition of literacy, deepens its impact and, despite its limitations, concludes that good practices in terms of reading habits are crucial in building the literacy of a school-age child.Gonçalves, CarolinaRCIPLLima, Sandra Cristina Ramos de2022-04-26T14:56:46Z2022-02-082022-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14594TID:202988295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:22.419921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
title Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
spellingShingle Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
Lima, Sandra Cristina Ramos de
Literacia
Hábitos de leitura
Leitura recreativa
Leitura funcional
Literacia familiar
Literacy
Family literacy
Reading habits
Recreational reading
Functional reading
title_short Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
title_full Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
title_fullStr Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
title_full_unstemmed Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
title_sort Hábitos de leitura e desenvolvimento da literacia na população escolar do 1.º ciclo
author Lima, Sandra Cristina Ramos de
author_facet Lima, Sandra Cristina Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sandra Cristina Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia
Hábitos de leitura
Leitura recreativa
Leitura funcional
Literacia familiar
Literacy
Family literacy
Reading habits
Recreational reading
Functional reading
topic Literacia
Hábitos de leitura
Leitura recreativa
Leitura funcional
Literacia familiar
Literacy
Family literacy
Reading habits
Recreational reading
Functional reading
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26T14:56:46Z
2022-02-08
2022-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14594
TID:202988295
url http://hdl.handle.net/10400.21/14594
identifier_str_mv TID:202988295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495508860928