Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ressurreição, Gonçalo Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40914
Resumo: Em 2019, cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo dependiam de cadeiras de rodas manuais para a sua locomoção diária. A sua utilização pode causar fadiga excessiva nos membros superiores, resultando em dores e lesões, especialmente quando se deparam com obstáculos frequentes. Nomeadamente, subir rampas, obstáculo particularmente difícil e perigoso devido à resistência adicional ao movimento. Nesse sentido, pretendeu-se encontrar uma solução que permita ultrapassar rampas sem comprometer a manobrabilidade e as dimensões da cadeira de rodas, aumentando assim a segurança e diminuindo o esforço. A presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento conceptual de um sistema de auxílio à locomoção em cadeira de rodas, puramente mecânico, e que recorre ao armazenamento de energia potencial elástica como elemento motriz. Foram implementadas várias ferramentas da área de desenvolvimento de produtos em engenharia, como a aplicação do modelo de Kano para classificar os requisitos dos clientes, a utilização da matriz de qualidade para priorizar os requisitos dos clientes e as especificações técnicas do produto, e recorreuse ao FMEA de conceito com o objetivo de identificar e avaliar possíveis modos de falha. O protótipo virtual desenvolvido oferece uma representação funcional do dispositivo. Este dispositivo é projetado para acoplar a cadeiras de rodas manuais, sendo posicionado na parte traseira da cadeira. Ele apresenta um sistema de encaixe com rolamentos que permite uma montagem fácil e rápida, visando facilitar a logística de transporte da cadeira. Além disso, o dispositivo possui três posições de engrenamento: descarga, carga e neutro, oferecendo ao utilizador a escolha entre ser auxiliado, recarregar o sistema ou usar a cadeira normalmente. Possui também um mecanismo de anti-volteio para evitar quedas do utilizador para trás. Os objetivos propostos foram parcialmente alcançados. Teoricamente, as molas motrizes têm aplicabilidade num dispositivo desta natureza. As dimensões externas da cadeira foram mantidas, e a capacidade de transporte foi preservada. Embora tenha sido possível o auxilio do utilizador ao subir rampas, o objetivo não foi totalmente conseguido, já que o dispositivo auxilia o utilizador em apenas 3,5 metros de distância. Face ao aumento de peso da cadeira de rodas, o produto ainda não oferece benefícios significativos e requer um processo de otimização.
id RCAP_0b792e1a4580ce7e949a30b32306967e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodasCadeira de rodasDesenvolvimento de produtoInovaçãoMola motrizRampa de acessoEm 2019, cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo dependiam de cadeiras de rodas manuais para a sua locomoção diária. A sua utilização pode causar fadiga excessiva nos membros superiores, resultando em dores e lesões, especialmente quando se deparam com obstáculos frequentes. Nomeadamente, subir rampas, obstáculo particularmente difícil e perigoso devido à resistência adicional ao movimento. Nesse sentido, pretendeu-se encontrar uma solução que permita ultrapassar rampas sem comprometer a manobrabilidade e as dimensões da cadeira de rodas, aumentando assim a segurança e diminuindo o esforço. A presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento conceptual de um sistema de auxílio à locomoção em cadeira de rodas, puramente mecânico, e que recorre ao armazenamento de energia potencial elástica como elemento motriz. Foram implementadas várias ferramentas da área de desenvolvimento de produtos em engenharia, como a aplicação do modelo de Kano para classificar os requisitos dos clientes, a utilização da matriz de qualidade para priorizar os requisitos dos clientes e as especificações técnicas do produto, e recorreuse ao FMEA de conceito com o objetivo de identificar e avaliar possíveis modos de falha. O protótipo virtual desenvolvido oferece uma representação funcional do dispositivo. Este dispositivo é projetado para acoplar a cadeiras de rodas manuais, sendo posicionado na parte traseira da cadeira. Ele apresenta um sistema de encaixe com rolamentos que permite uma montagem fácil e rápida, visando facilitar a logística de transporte da cadeira. Além disso, o dispositivo possui três posições de engrenamento: descarga, carga e neutro, oferecendo ao utilizador a escolha entre ser auxiliado, recarregar o sistema ou usar a cadeira normalmente. Possui também um mecanismo de anti-volteio para evitar quedas do utilizador para trás. Os objetivos propostos foram parcialmente alcançados. Teoricamente, as molas motrizes têm aplicabilidade num dispositivo desta natureza. As dimensões externas da cadeira foram mantidas, e a capacidade de transporte foi preservada. Embora tenha sido possível o auxilio do utilizador ao subir rampas, o objetivo não foi totalmente conseguido, já que o dispositivo auxilia o utilizador em apenas 3,5 metros de distância. Face ao aumento de peso da cadeira de rodas, o produto ainda não oferece benefícios significativos e requer um processo de otimização.In 2019, around 75 million people around the world relied on manual wheelchairs for their daily mobility. Their use can cause excessive fatigue in the upper limbs, resulting in pain and injury, especially when faced with frequent obstacles. In particular, climbing ramps, a particularly difficult and dangerous obstacle due to the additional resistance to movement. With this in mind, the aim was to find a solution that would make it possible to overcome ramps without compromising the manoeuvrability and dimensions of the wheelchair, thus increasing safety and reducing effort. The aim of this dissertation was the conceptual development of a purely mechanical wheelchair locomotion aid system that uses the storage of elastic potential energy as a driving element. Various instruments from the field of product development in engineering were implemented, such as applying the Kano model to classify customer requirements, using the quality matrix to prioritise customer requirements and the product’s technical specifications, and using the concept FMEA to identify and evaluate possible failure modes. The virtual prototype developed provides a functional representation of the device. This device is designed to attach to manual wheelchairs and is positioned on the back of the chair. It has a bearing attachment system that allows quick and easy assembly in order to simplify the logistics of transporting the chair. In addition, the device has three gear positions: discharge, charge and neutral, offering the user the choice between being assisted, recharging the system or using the chair as usual. It also has an anti-roll mechanism to prevent the user from falling backwards. The objectives were partially fulfilled. The power springs are theoretically applicable in a device of this nature. The external dimensions of the chair were maintained, and the transport capacity was preserved. Although it was possible to assist the user when climbing ramps, the objective was not fully achieved, as the device assists the user over a distance of only 3,5 meters. Given the increased weight of the wheelchair, the product doesn’t yet offer significant benefits and requires an optimisation process.2026-01-19T00:00:00Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40914porRessurreição, Gonçalo Alvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-04T01:46:17Zoai:ria.ua.pt:10773/40914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:37.352267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
title Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
spellingShingle Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
Ressurreição, Gonçalo Alves
Cadeira de rodas
Desenvolvimento de produto
Inovação
Mola motriz
Rampa de acesso
title_short Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
title_full Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
title_fullStr Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
title_full_unstemmed Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
title_sort Desenvolvimento conceptual de um sistema mecânico de auxílio à locomoção em cadeiras de rodas
author Ressurreição, Gonçalo Alves
author_facet Ressurreição, Gonçalo Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ressurreição, Gonçalo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeira de rodas
Desenvolvimento de produto
Inovação
Mola motriz
Rampa de acesso
topic Cadeira de rodas
Desenvolvimento de produto
Inovação
Mola motriz
Rampa de acesso
description Em 2019, cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo dependiam de cadeiras de rodas manuais para a sua locomoção diária. A sua utilização pode causar fadiga excessiva nos membros superiores, resultando em dores e lesões, especialmente quando se deparam com obstáculos frequentes. Nomeadamente, subir rampas, obstáculo particularmente difícil e perigoso devido à resistência adicional ao movimento. Nesse sentido, pretendeu-se encontrar uma solução que permita ultrapassar rampas sem comprometer a manobrabilidade e as dimensões da cadeira de rodas, aumentando assim a segurança e diminuindo o esforço. A presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento conceptual de um sistema de auxílio à locomoção em cadeira de rodas, puramente mecânico, e que recorre ao armazenamento de energia potencial elástica como elemento motriz. Foram implementadas várias ferramentas da área de desenvolvimento de produtos em engenharia, como a aplicação do modelo de Kano para classificar os requisitos dos clientes, a utilização da matriz de qualidade para priorizar os requisitos dos clientes e as especificações técnicas do produto, e recorreuse ao FMEA de conceito com o objetivo de identificar e avaliar possíveis modos de falha. O protótipo virtual desenvolvido oferece uma representação funcional do dispositivo. Este dispositivo é projetado para acoplar a cadeiras de rodas manuais, sendo posicionado na parte traseira da cadeira. Ele apresenta um sistema de encaixe com rolamentos que permite uma montagem fácil e rápida, visando facilitar a logística de transporte da cadeira. Além disso, o dispositivo possui três posições de engrenamento: descarga, carga e neutro, oferecendo ao utilizador a escolha entre ser auxiliado, recarregar o sistema ou usar a cadeira normalmente. Possui também um mecanismo de anti-volteio para evitar quedas do utilizador para trás. Os objetivos propostos foram parcialmente alcançados. Teoricamente, as molas motrizes têm aplicabilidade num dispositivo desta natureza. As dimensões externas da cadeira foram mantidas, e a capacidade de transporte foi preservada. Embora tenha sido possível o auxilio do utilizador ao subir rampas, o objetivo não foi totalmente conseguido, já que o dispositivo auxilia o utilizador em apenas 3,5 metros de distância. Face ao aumento de peso da cadeira de rodas, o produto ainda não oferece benefícios significativos e requer um processo de otimização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T00:00:00Z
2023-12-12
2026-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40914
url http://hdl.handle.net/10773/40914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137775141781504