Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41525 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Final e Relatório, enquadrado no Curso de Mestrado de Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O estágio realizou-se em contextos de prática clínica, de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com o intuito de desenvolver conhecimentos e competências específicas e diferenciadas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório tem como objetivo descrever de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso realizado ao longo do estágio e o processo de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Ao longo deste documento descrevo as atividades desenvolvidas ao longo dos três contextos de assistência: neonatologia, urgência pediátrica e cuidados de saúde primários, onde foi possível assistir recém-nascidos, crianças, jovens e as suas famílias em diferentes situações. As competências foram organizadas em quatro domínios de atuação que se complementam: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada domínio constam as competências, os objetivos específicos, as atividades desenvolvidas e uma reflexão critica, que traduzem as experiências vivenciadas ao longo do estágio. Neste meu percurso adquiri e apliquei conhecimentos que me permitiram melhorar a capacidade de resolução de problemas e a capacidade de tomar decisões baseadas em evidência científica. O estágio permitiu-me trabalhar e refletir sobre as diversas áreas inerentes à prática do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação eficaz com a criança e com a família, a assistência especializada à criança e família para maximizar a sua saúde durante todo o seu desenvolvimento; a assistência em situações de especial complexidade; a vigilância da saúde infantil e juvenil; entre outras. Durante todo o meu percurso tive como linhas orientadoras a promoção da parceria de cuidados, a promoção da parentalidade, a gestão da dor, os cuidados atraumáticos e a promoção da saúde e bem-estar da criança e da família. Também compreendi o papel do Enfermeiro Especialista na gestão de cuidados e recursos, na formação pessoal e profissional e ainda a importância de fomentar a investigação para exercer uma prática baseada na evidência e promover a excelência dos cuidados. Considero que o estágio e a elaboração deste relatório contribuíram para o meu crescimento profissional e para a aquisição competências necessárias para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioPracticum reportEnfermeiroCompetênciasFamíliaCriançaSaúde infantil e pediátricaNurseSkillsChildFamilyChild and pediatrics healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Final e Relatório, enquadrado no Curso de Mestrado de Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O estágio realizou-se em contextos de prática clínica, de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com o intuito de desenvolver conhecimentos e competências específicas e diferenciadas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório tem como objetivo descrever de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso realizado ao longo do estágio e o processo de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Ao longo deste documento descrevo as atividades desenvolvidas ao longo dos três contextos de assistência: neonatologia, urgência pediátrica e cuidados de saúde primários, onde foi possível assistir recém-nascidos, crianças, jovens e as suas famílias em diferentes situações. As competências foram organizadas em quatro domínios de atuação que se complementam: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada domínio constam as competências, os objetivos específicos, as atividades desenvolvidas e uma reflexão critica, que traduzem as experiências vivenciadas ao longo do estágio. Neste meu percurso adquiri e apliquei conhecimentos que me permitiram melhorar a capacidade de resolução de problemas e a capacidade de tomar decisões baseadas em evidência científica. O estágio permitiu-me trabalhar e refletir sobre as diversas áreas inerentes à prática do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação eficaz com a criança e com a família, a assistência especializada à criança e família para maximizar a sua saúde durante todo o seu desenvolvimento; a assistência em situações de especial complexidade; a vigilância da saúde infantil e juvenil; entre outras. Durante todo o meu percurso tive como linhas orientadoras a promoção da parceria de cuidados, a promoção da parentalidade, a gestão da dor, os cuidados atraumáticos e a promoção da saúde e bem-estar da criança e da família. Também compreendi o papel do Enfermeiro Especialista na gestão de cuidados e recursos, na formação pessoal e profissional e ainda a importância de fomentar a investigação para exercer uma prática baseada na evidência e promover a excelência dos cuidados. Considero que o estágio e a elaboração deste relatório contribuíram para o meu crescimento profissional e para a aquisição competências necessárias para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.The following report was written in scope of the curricular unit Final Internship and Report, which is part of the master’s course in nursing with specialization in Children Health and Pediatric at the Institute of Health Sciences of Universidade Católica Portuguesa, in Porto. Considering the goal to develop differentiated and specific skills and knowledge to obtain the master’s degree in nursing, this internship took place in clinical contexts in the fields of Child and Pediatric Health. This report’s purpose is to describe, in a critical-reflexive and justified way, the path taken during the internship, and the skills and knowledge acquisition processes to become pediatric and childcare nurse specialist. This report describes the activities developed under three assistance contexts where I was able to assist newborn, children, adolescent, and their families which were: Neonatology, pediatric emergency department and the Primary Health Care. The acquired skills are divided in four domains of nursing practice, that complement each other: care provision, management, training, and research. In each of these domains, skills, specific goals, and the developed activities were listed. Adding to this, there is a critical reflection where I write about my experiences during the internship. In this path, I acquired and applied knowledge that allowed me to improve my problem-solving capabilities and my ability to make decisions based on scientific evidence. During the internship, I had the opportunity to work and reflect about several areas of the field of action of the pediatric and childcare nurse specialist such as: effective communication with the child and the family, contributing with specialized assistance to enhance the child’s health during the whole development phase; the specialized assistance in situations of special complexity and child and youth health surveillance, among others. Throughout the journey, my guidelines were partnership care, parenting promotion, pain management, atraumatic care and promotion of child and family health and well-being. I also understood the role of the Specialist Nurse in resource and care management, in the personal and professional training and the importance of promoting research to have evidence-based practice and promote excellence of care. I believe that internship and the report development contributed for my professional growth and to acquire the necessary competences to obtain the master’s degree in nursing with specialization in Children Health and Pediatric.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Daniela Duarte Carvalho2023-07-03T18:16:39Z2023-06-132023-032023-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41525TID:203323505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:12.385629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Final e Relatório, enquadrado no Curso de Mestrado de Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O estágio realizou-se em contextos de prática clínica, de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com o intuito de desenvolver conhecimentos e competências específicas e diferenciadas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. O relatório tem como objetivo descrever de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso realizado ao longo do estágio e o processo de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Ao longo deste documento descrevo as atividades desenvolvidas ao longo dos três contextos de assistência: neonatologia, urgência pediátrica e cuidados de saúde primários, onde foi possível assistir recém-nascidos, crianças, jovens e as suas famílias em diferentes situações. As competências foram organizadas em quatro domínios de atuação que se complementam: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada domínio constam as competências, os objetivos específicos, as atividades desenvolvidas e uma reflexão critica, que traduzem as experiências vivenciadas ao longo do estágio. Neste meu percurso adquiri e apliquei conhecimentos que me permitiram melhorar a capacidade de resolução de problemas e a capacidade de tomar decisões baseadas em evidência científica. O estágio permitiu-me trabalhar e refletir sobre as diversas áreas inerentes à prática do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação eficaz com a criança e com a família, a assistência especializada à criança e família para maximizar a sua saúde durante todo o seu desenvolvimento; a assistência em situações de especial complexidade; a vigilância da saúde infantil e juvenil; entre outras. Durante todo o meu percurso tive como linhas orientadoras a promoção da parceria de cuidados, a promoção da parentalidade, a gestão da dor, os cuidados atraumáticos e a promoção da saúde e bem-estar da criança e da família. Também compreendi o papel do Enfermeiro Especialista na gestão de cuidados e recursos, na formação pessoal e profissional e ainda a importância de fomentar a investigação para exercer uma prática baseada na evidência e promover a excelência dos cuidados. Considero que o estágio e a elaboração deste relatório contribuíram para o meu crescimento profissional e para a aquisição competências necessárias para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. |
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