TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José L. C.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/2907
Resumo: Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.
id RCAP_0b7c3775104b9024ac5969a27fa54e0a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/2907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.TurmaMais: an organizational project directed to promote school success.Sucesso escolarTurmamaisDimensão da turmaEstrutura composicional da turmaNeste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro2011-12-02T16:13:20Z2011-12-022007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/2907http://hdl.handle.net/10174/2907por0104-403615Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação55jcv@uevora.pt229Verdasca, José L. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:28.063617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
TurmaMais: an organizational project directed to promote school success.
title TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
spellingShingle TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
Verdasca, José L. C.
Sucesso escolar
Turmamais
Dimensão da turma
Estrutura composicional da turma
title_short TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
title_full TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
title_fullStr TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
title_full_unstemmed TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
title_sort TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
author Verdasca, José L. C.
author_facet Verdasca, José L. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Turmamais
Dimensão da turma
Estrutura composicional da turma
topic Sucesso escolar
Turmamais
Dimensão da turma
Estrutura composicional da turma
description Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01T00:00:00Z
2011-12-02T16:13:20Z
2011-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/2907
http://hdl.handle.net/10174/2907
url http://hdl.handle.net/10174/2907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0104-4036
15
Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação
55
jcv@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136467717455872