TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/2907 |
Resumo: | Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar. |
id |
RCAP_0b7c3775104b9024ac5969a27fa54e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/2907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar.TurmaMais: an organizational project directed to promote school success.Sucesso escolarTurmamaisDimensão da turmaEstrutura composicional da turmaNeste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar.Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro2011-12-02T16:13:20Z2011-12-022007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/2907http://hdl.handle.net/10174/2907por0104-403615Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação55jcv@uevora.pt229Verdasca, José L. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:28.063617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. TurmaMais: an organizational project directed to promote school success. |
title |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
spellingShingle |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. Verdasca, José L. C. Sucesso escolar Turmamais Dimensão da turma Estrutura composicional da turma |
title_short |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
title_full |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
title_fullStr |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
title_full_unstemmed |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
title_sort |
TurmaMais: uma experiência organizacional direccionada à promoção do sucesso escolar. |
author |
Verdasca, José L. C. |
author_facet |
Verdasca, José L. C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José L. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso escolar Turmamais Dimensão da turma Estrutura composicional da turma |
topic |
Sucesso escolar Turmamais Dimensão da turma Estrutura composicional da turma |
description |
Neste artigo relata-se a experiência pedagógica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teórico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de critérios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lançar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodológicos de análise do desempenho escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01T00:00:00Z 2011-12-02T16:13:20Z 2011-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/2907 http://hdl.handle.net/10174/2907 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/2907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-4036 15 Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação 55 jcv@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136467717455872 |