A criatividade dos estudantes universitários: como difere com a área de conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2757 |
Resumo: | Cada vez a temática da criatividade é sentida como uma forma de responder aos novos desafios educacionais. Não obstante termos assistido nas últimas décadas a uma proliferação de sistematizações teóricas sólidas sobre a criatividade, a área da avaliação da criatividade ainda carece de uma investigação abrangente que permita esclarecer os índices de criatividade que diferentes populações apresentam. Embora a criatividade escape a uma definição precisa e, consequentemente, a sua medição possa constituir um paradoxo, os instrumentos que a procuram avaliar possibilitam dados úteis para a sua investigação e aprofundamento. Sabendo que especialistas em diferentes áreas do conhecimento possuem diferentes teorias implícitas sobre a criatividade (Sternberg, 1986), verificámos algumas diferenças em estudantes universitários de Humanidades, Ciências e Artes em termos das suas definições pessoais bem como dos protocolos dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. |
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