A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Sara
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ibérico-Nogueira, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2764
Resumo: O presente trabalho procura, dentro das possibilidades de um estudo exploratório, verificar até que ponto mais de dois séculos depois da intervenção artística de Joseph Wright of Derby a aprendizagem é mais autónoma e criativa. Até que ponto a Escola de hoje propõe um ensino que desperta o interesse dos jovens? Os estudantes de hoje ficariam tão curiosos e interessados pela lição do filósofo? Até que ponto o ensino do século XXI fomenta a criatividade? Até que ponto os estudantes universitários indiciam que aprenderam através de um ensino criativo? Até que ponto os futuros intervenientes sociais são criativos? Estas são algumas das questões a que procuramos responder com base na crença de que os grandes avanços na História da Humanidade nas ciências, nas artes e nas tecnologias são fruto da criatividade de quem os produziu bem como de todos os que os antecederam.
id RCAP_7f5dd00c3bce4dadab854954baf23cfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?Avaliação da criatividadeTTCTEstudantes universitáriosO presente trabalho procura, dentro das possibilidades de um estudo exploratório, verificar até que ponto mais de dois séculos depois da intervenção artística de Joseph Wright of Derby a aprendizagem é mais autónoma e criativa. Até que ponto a Escola de hoje propõe um ensino que desperta o interesse dos jovens? Os estudantes de hoje ficariam tão curiosos e interessados pela lição do filósofo? Até que ponto o ensino do século XXI fomenta a criatividade? Até que ponto os estudantes universitários indiciam que aprenderam através de um ensino criativo? Até que ponto os futuros intervenientes sociais são criativos? Estas são algumas das questões a que procuramos responder com base na crença de que os grandes avanços na História da Humanidade nas ciências, nas artes e nas tecnologias são fruto da criatividade de quem os produziu bem como de todos os que os antecederam.IACAT: Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada TotalRepositório da Universidade de LisboaBahia, SaraIbérico-Nogueira, Sara2011-03-19T09:53:53Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2764porRevista Recre@rte, 3.1699-1834info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:02.377190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
title A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
spellingShingle A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
Bahia, Sara
Avaliação da criatividade
TTCT
Estudantes universitários
title_short A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
title_full A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
title_fullStr A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
title_full_unstemmed A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
title_sort A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento?
author Bahia, Sara
author_facet Bahia, Sara
Ibérico-Nogueira, Sara
author_role author
author2 Ibérico-Nogueira, Sara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Sara
Ibérico-Nogueira, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da criatividade
TTCT
Estudantes universitários
topic Avaliação da criatividade
TTCT
Estudantes universitários
description O presente trabalho procura, dentro das possibilidades de um estudo exploratório, verificar até que ponto mais de dois séculos depois da intervenção artística de Joseph Wright of Derby a aprendizagem é mais autónoma e criativa. Até que ponto a Escola de hoje propõe um ensino que desperta o interesse dos jovens? Os estudantes de hoje ficariam tão curiosos e interessados pela lição do filósofo? Até que ponto o ensino do século XXI fomenta a criatividade? Até que ponto os estudantes universitários indiciam que aprenderam através de um ensino criativo? Até que ponto os futuros intervenientes sociais são criativos? Estas são algumas das questões a que procuramos responder com base na crença de que os grandes avanços na História da Humanidade nas ciências, nas artes e nas tecnologias são fruto da criatividade de quem os produziu bem como de todos os que os antecederam.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2011-03-19T09:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2764
url http://hdl.handle.net/10451/2764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Recre@rte, 3.
1699-1834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IACAT: Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada Total
publisher.none.fl_str_mv IACAT: Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134174693556224