Atleta: substantivo feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46697 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Políticas Sociais) |
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Atleta: substantivo femininoAthlete: female nounDesportoGéneroMulheresRepresentaçõesMeios de comunicação socialSportsGenderWomenRepresentationsMass mediaCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Políticas Sociais)Este trabalho discute a situação da mulher no desporto e tem como principal objetivo analisar como são representadas as atletas nos meios de comunicação social. Um dos setores que exerce uma influência fundamental no imaginário social é o da comunicação social. Os meios de comunicação social são responsáveis não só pela divulgação, mas também pelo desenvolvimento do desporto. Eles criam e moldam perceções, comportamentos e sentimentos. Alguns estudos têm demonstrado que, no que diz respeito à cobertura desportiva, os meios de comunicação tendem a retratar o desporto como uma área essencialmente masculina, associada à virilidade. No imaginário social coletivo, as conquistas desportivas estão fortemente associadas à velocidade, à força, à resistência e à competição, ou seja, à masculinidade hegemónica. Esta estreita ligação entre desporto e masculinidade advém de um raciocínio assente num determinismo biológico que associa a masculinidade ao homem e o homem ao desporto. Este tipo de suposição tem como consequência a ideia de que os homens que não se interessam por desporto possam ser considerados efeminados ou homossexuais e que as mulheres que o fazem possam ser vistas como másculas ou lésbicas. Estes estereótipos dificultam a prática de atividades que não se apresentem como “características” do género do indivíduo com receio de ser excluído socialmente e rotulado no que diz respeito à sua sexualidade. A disposição feminina para a atividade desportiva é, em especial, limitada pela ideia de que certas modalidades podem comprometer a sua feminilidade, resultando em agressividade e “excesso” de músculos. Os resultados desta investigação mostram que os meios de comunicação parecem, ainda, ter dificuldade em considerar a mulher como atleta, visível numa tendência geral para a representar, em primeiro lugar, como “mulher”, contrariamente ao que acontece com os atletas do sexo masculino, que são reconhecidos automaticamente como atletas. Além disso, os meios de comunicação social mostram também uma tendência para referir certas qualidades das atletas que se associam ao género normativo e que reforçam a dominação masculina.This study focuses on women and sports. Its primary goal was to analyse how are women athletes represented in mass media. Mass media holds a tremendous influence on the social imaginary. They are responsible not only for the marketing of sports but also for their development. They create and shape perceptions, behaviours and sentiments. When it comes to media coverage, some studies show that social media tend to treat sports as an essentially male area, associated with virility. In collective imagination, sports achievements are strongly tied to speed, strength, resistance and competition, which are all features of hegemonic masculinity. This close link between sports and masculinity rests on a biological determinism that associates masculinity to men and men to sports. This kind of assumption, on its turn, leads to the idea that men who are not interested in sports may be effeminate or homosexual and women who do may be seen as masculine or lesbian. Such stereotypes make it difficult for individuals practice activities that are not seen as “characteristic” of their gender due to the threat of social exclusion or sexual labelling. Women’s disposition for sports is especially moulded by the idea that some of these can compromise their femininity since they result in aggressiveness and “too many” muscles. The results of this investigation show that mass media continue to struggle when it comes to portraying women athletes. In fact, they tend to represent them first as “women” unlike male athletes who are immediately recognised as athletes. More than this, social media tend to highlight certain qualities of female athletes that bound them to normative gender thus reinforcing male domination.Brandão, Ana MariaUniversidade do MinhoFreire, Paula Filipa Moura2017-05-162017-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46697por201713071info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:40.316853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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