Queers que criam: Modos de r/existência no cinema de Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11222 |
Resumo: | A partir da indagação do que caracteriza o cinema queer contemporâneo, esta dissertação se debruça sobre uma análise das filmografias do/as realizador/as Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees, em busca dos aspectos que podem ser definidores de uma narrativa/estética/projeto queer na cinematografia atual. Tomando como referência o trabalho seminal da norte-americana B. Ruby Rich ao identificar o Novo Cinema Queer nos anos 1990, a investigação usa a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas para perceber, no discurso e nos filmes desse/as diretor/as, como a produção recente elabora e reflete cinematograficamente sobre as formas de existência queer no espaço-tempo contemporâneo. Com esse objetivo, a análise enfoca três longas-metragem específicos: Weekend, de Haigh; Retrato de uma Jovem em Chamas, de Sciamma; e Pariah, de Rees. Ao colocálos em diálogo uns com os outros, com as falas e demais obras dos três cineastas, e com os conceitos da Teoria Queer, a pesquisa busca demonstrar como o trio de realizador/as coloca em cena protagonistas gays e lésbicas que narrativizam suas experiências pessoais, por meio da criação artística, como forma de reinvenção e resistência às limitações hétero e homonormativas das realidades em que se inserem. Por meio da análise da encenação desses queers que criam, a dissertação tenta chegar a uma definição do que constitui um ato de criação queer. Com base no conceito proposto, procura argumentar como vários exemplares da produção queer contemporânea também são construídos em torno de protagonistas LGBTQIA+ que buscam atravessar e desestabilizar as limitações do espaço-tempo em que se encontram por meio do ato de autonarrativização e de criação artística. |
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Queers que criam: Modos de r/existência no cinema de Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee ReesAto de Criação QueerCinema Queer ContemporâneoPariahRetrato de Uma Jovem Em ChamasWeekendDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaA partir da indagação do que caracteriza o cinema queer contemporâneo, esta dissertação se debruça sobre uma análise das filmografias do/as realizador/as Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees, em busca dos aspectos que podem ser definidores de uma narrativa/estética/projeto queer na cinematografia atual. Tomando como referência o trabalho seminal da norte-americana B. Ruby Rich ao identificar o Novo Cinema Queer nos anos 1990, a investigação usa a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas para perceber, no discurso e nos filmes desse/as diretor/as, como a produção recente elabora e reflete cinematograficamente sobre as formas de existência queer no espaço-tempo contemporâneo. Com esse objetivo, a análise enfoca três longas-metragem específicos: Weekend, de Haigh; Retrato de uma Jovem em Chamas, de Sciamma; e Pariah, de Rees. Ao colocálos em diálogo uns com os outros, com as falas e demais obras dos três cineastas, e com os conceitos da Teoria Queer, a pesquisa busca demonstrar como o trio de realizador/as coloca em cena protagonistas gays e lésbicas que narrativizam suas experiências pessoais, por meio da criação artística, como forma de reinvenção e resistência às limitações hétero e homonormativas das realidades em que se inserem. Por meio da análise da encenação desses queers que criam, a dissertação tenta chegar a uma definição do que constitui um ato de criação queer. Com base no conceito proposto, procura argumentar como vários exemplares da produção queer contemporânea também são construídos em torno de protagonistas LGBTQIA+ que buscam atravessar e desestabilizar as limitações do espaço-tempo em que se encontram por meio do ato de autonarrativização e de criação artística.Based on the question of what characterizes contemporary queer cinema, this thesis proposes an analysis of the filmographies of directors Andrew Haigh, Céline Sciamma, and Dee Rees, in search of the aspects that may define a queer narrative/aesthetic/project in film today. Taking as reference B. Ruby Rich’s seminal work in identifying New Queer Cinema during the 1990s, the investigation uses the methodology proposed by the Filmmakers’ Theory in order to grasp in these directors’ discourses and movies how the current production elaborates and reflects on the modes of queer existence in contemporary time-space. To that end, the analysis focuses on three specific features: Haigh’s Weekend; Sciamma’s Portrait of a Lady on Fire; and Rees’s Pariah. By putting them in dialogue with each other, as well as with the filmmakers’ reflections and other movies, and with the concepts of the Queer Theory, the research shows how the three directors shape their films around gay and lesbian protagonists who narrativize their personal experiences, through artistic creation, as a way of reinventing and resisting the homo and heteronormative limitations of the realities in which they operate. Through the analysis of the mise-en-scène of these creative queers, the thesis tries to come up with a definition of what constitutes a queer act of creation. Based on the proposed concept, it finally argues how several examples of contemporary queer cinema also focus on LGBTQIA+ protagonists who manage to cross and destabilize the limitations of the time-space they are in through the act of self-narrativization and artistic creation.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumSilva, Daniel Oliveira2021-10-12T15:52:48Z2021-06-302021-06-022021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11222TID:202773701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:04.470893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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