Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6866 |
Resumo: | Neste trabalho, foi feita uma análise do possível efeito da dança na alteração das dificuldades de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um projeto específico, aplicado em um grupo de alunos selecionados de uma escola pública, por apresentarem estas dificuldades. Os alunos foram avaliados antes e depois da participação no projeto por uma bateria de testes motores. Foram coletadas as médias anuais das disciplinas estudadas na escola no intervalo de dois anos letivos. Apresenta-se um pequeno relato sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, quais os principais aspectos do desenvolvimento motor e do desenvolvimento cognitivo, como a intervenção da dança pode apresentar aspectos positivos no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Após a aplicação dos testes, os dados foram tratados estatisticamente para verificar sua consistência no apoio da hipótese de que a dança poderia ser um importante instrumento na correção das dificuldades de aprendizagem. Entretanto, a análise estatística, apesar de mostrar diferenças significativas na variação da idade motora predita, entre os testes pré e pós, apresentou uma menor significância nas comparações das médias do quociente motor e das médias das notas escolares. Isso possivelmente aconteceu em função do inevitável aumento da idade cronológica que tem uma grande influência na composição do quociente motor, e, em função da falta de objetividade dos instrumentos de avaliação escolar, pois são construídos subjetivamente por pessoas diferentes com objetivos e intenções diferentes, o que acaba tornando a nota escolar uma medida inapropriada para procedimentos estatísticos precisos. Em função disso, decidiu-se por reexaminar a mostra com foco no tempo efetivo de aula. Dessa forma, a mostra foi dividida em dois grupos baseando-se no tempo que os alunos efetivamente participaram do projeto. A análise estatística dos dados desses dois grupos mostrou que, no grupo com menos tempo de participação, a significância das comparações das médias analisadas foi muito semelhante ao da mostra completa. Já os resultados da análise estatística dos dados do grupo com mais tempo de participação, apresentou resultados bem mais significativos, que indicam que a intervenção por meio da dança deve ter tido um papel significante na composição das variações apresentadas entre os testes. Contudo, parece depender de uma certa quantidade de tempo de atividade, que no presente trabalho, só pôde ser estimada sem muita precisão. |
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Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motorDificuldade de AprendizagemEducaçãoIntervençãoDesenvolvimento cognitivo e motorDançaTestes motoresLearning DifficultyEducationInterventionCognitive and motor developmentDanceMotor testingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho, foi feita uma análise do possível efeito da dança na alteração das dificuldades de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um projeto específico, aplicado em um grupo de alunos selecionados de uma escola pública, por apresentarem estas dificuldades. Os alunos foram avaliados antes e depois da participação no projeto por uma bateria de testes motores. Foram coletadas as médias anuais das disciplinas estudadas na escola no intervalo de dois anos letivos. Apresenta-se um pequeno relato sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, quais os principais aspectos do desenvolvimento motor e do desenvolvimento cognitivo, como a intervenção da dança pode apresentar aspectos positivos no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Após a aplicação dos testes, os dados foram tratados estatisticamente para verificar sua consistência no apoio da hipótese de que a dança poderia ser um importante instrumento na correção das dificuldades de aprendizagem. Entretanto, a análise estatística, apesar de mostrar diferenças significativas na variação da idade motora predita, entre os testes pré e pós, apresentou uma menor significância nas comparações das médias do quociente motor e das médias das notas escolares. Isso possivelmente aconteceu em função do inevitável aumento da idade cronológica que tem uma grande influência na composição do quociente motor, e, em função da falta de objetividade dos instrumentos de avaliação escolar, pois são construídos subjetivamente por pessoas diferentes com objetivos e intenções diferentes, o que acaba tornando a nota escolar uma medida inapropriada para procedimentos estatísticos precisos. Em função disso, decidiu-se por reexaminar a mostra com foco no tempo efetivo de aula. Dessa forma, a mostra foi dividida em dois grupos baseando-se no tempo que os alunos efetivamente participaram do projeto. A análise estatística dos dados desses dois grupos mostrou que, no grupo com menos tempo de participação, a significância das comparações das médias analisadas foi muito semelhante ao da mostra completa. Já os resultados da análise estatística dos dados do grupo com mais tempo de participação, apresentou resultados bem mais significativos, que indicam que a intervenção por meio da dança deve ter tido um papel significante na composição das variações apresentadas entre os testes. Contudo, parece depender de uma certa quantidade de tempo de atividade, que no presente trabalho, só pôde ser estimada sem muita precisão.In this work, an analysis was made of the possible effect of dance on the alteration of learning difficulties. For this, a specific project was elaborated, applied in a group of students selected from a public school, for presenting these difficulties. The students were evaluated before and after participating in the project by a battery of motor tests. The annual averages of the subjects studied in the school were collected in the interval of two academic years. A small report is presented on what are the learning difficulties, what are the main aspects of motor development and cognitive development, how the intervention of dance can present positive aspects in the development of children with learning difficulties. After the tests were applied, the data were treated statistically to verify their consistency in the support of the hypothesis that the dance could be an important instrument in the correction of the learning difficulties. However, statistical analysis, despite showing significant differences in predicted motor age variation, between pre and post tests, presented a lower significance in the comparisons between motor quotient means and school grades averages. This may have happened due to the inevitable increase in the chronological age, which has a great influence on the composition of the motor quotient, and due to the lack of objectivity of the instruments of school evaluation, since different people with different objectives and intentions construct them subjectively,which ends up making the school grade an inappropriate measure for accurate statistical procedures. Because of this, it was decided to re-examine the show with a focus on the actual class time. Thus, the show was divided into two groups based on the time the students actually participated in the project. Statistical analysis of the data from these two groups showed that, in the group with less participation time, the significance of the comparisons of the means analyzed was very similar to that of the complete sample. On the other hand, the results of the statistical analysis of the data of the group with more time of participation, presented much more significant results, which indicate that the intervention through the dance must have played a significant role in the composition of the variations presented between the tests. However, it seems to depend on a certain amount of uptime, which in the present work could only be estimated without much precision.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMoraes, Carolina Rondon2018-07-27T11:08:50Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:46.068819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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