ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Jacqueline
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARBOSA, Carmem Patrícia, SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4758
Resumo: A dança sempre esteve presente na sociedade, e nas relações entres os homens, porém, em cada período com sua função. A dança pode ser vista como arte (movimento e sentimento), dança profissionalizante (onde a técnica é de extrema importância para o desempenho no palco) e a dança educação (onde se pretende ensinar os movimentos corporais). Este fato consolida-se a partir de um olhar pela história da humanidade. A dança já foi forma de agradecimento, culto e adoração aos deuses, prática da burguesia da corte, dança erudita dos salões chegando finalmente às danças teatrais, folclóricas e populares. O objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de coordenação motora em bailarinas de ballet clássico da cidade de Mandaguari - PR. Sendo do tipo descritiva, irá avaliar através de dados a coordenação motora das bailarinas, tendo um grupo experimental (meninas praticantes de ballet) e um grupo controle(não praticantes), entre 6 a 12 anos de idade. A coleta de dados ocorrerá nas segundas e quartas-feiras, em horário estipulado pela professora responsável pela turma. Os dados coletados serão analisados a partir de estatística definida pelo instrumento de medida KTK (KöperkoordinationsTest Für Kinder) que envolve todos os aspectos de coordenação corporal, e possui como componente o equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. A bateria de testes é composta por quatro testes: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL), e transferência sobre plataformas (TP). O que se espera dessa pesquisa é que os dados coletados através do teste KTK, demonstrem que as meninas praticantes de ballet possuam melhor coordenação motora do que as não praticantes.
id UNICESU -1_b601dff2b28c2baf59fe804974c7b731
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4758
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICOCoordenação motoraDança clássicaDança educaçãoTeste de coordenação motoraKTKA dança sempre esteve presente na sociedade, e nas relações entres os homens, porém, em cada período com sua função. A dança pode ser vista como arte (movimento e sentimento), dança profissionalizante (onde a técnica é de extrema importância para o desempenho no palco) e a dança educação (onde se pretende ensinar os movimentos corporais). Este fato consolida-se a partir de um olhar pela história da humanidade. A dança já foi forma de agradecimento, culto e adoração aos deuses, prática da burguesia da corte, dança erudita dos salões chegando finalmente às danças teatrais, folclóricas e populares. O objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de coordenação motora em bailarinas de ballet clássico da cidade de Mandaguari - PR. Sendo do tipo descritiva, irá avaliar através de dados a coordenação motora das bailarinas, tendo um grupo experimental (meninas praticantes de ballet) e um grupo controle(não praticantes), entre 6 a 12 anos de idade. A coleta de dados ocorrerá nas segundas e quartas-feiras, em horário estipulado pela professora responsável pela turma. Os dados coletados serão analisados a partir de estatística definida pelo instrumento de medida KTK (KöperkoordinationsTest Für Kinder) que envolve todos os aspectos de coordenação corporal, e possui como componente o equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. A bateria de testes é composta por quatro testes: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL), e transferência sobre plataformas (TP). O que se espera dessa pesquisa é que os dados coletados através do teste KTK, demonstrem que as meninas praticantes de ballet possuam melhor coordenação motora do que as não praticantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-03T11:51:43Z2020-02-03T11:51:43Z2011-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4758porMOREIRA, JacquelineBARBOSA, Carmem PatríciaSOUZA, Vânia de Fátima Matias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:36:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
title ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
spellingShingle ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
MOREIRA, Jacqueline
Coordenação motora
Dança clássica
Dança educação
Teste de coordenação motora
KTK
title_short ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
title_full ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
title_fullStr ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
title_sort ANÁLISE DOS NÍVEIS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM BAILARINAS DE BALLET CLÁSSICO
author MOREIRA, Jacqueline
author_facet MOREIRA, Jacqueline
BARBOSA, Carmem Patrícia
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
author_role author
author2 BARBOSA, Carmem Patrícia
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Jacqueline
BARBOSA, Carmem Patrícia
SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação motora
Dança clássica
Dança educação
Teste de coordenação motora
KTK
topic Coordenação motora
Dança clássica
Dança educação
Teste de coordenação motora
KTK
description A dança sempre esteve presente na sociedade, e nas relações entres os homens, porém, em cada período com sua função. A dança pode ser vista como arte (movimento e sentimento), dança profissionalizante (onde a técnica é de extrema importância para o desempenho no palco) e a dança educação (onde se pretende ensinar os movimentos corporais). Este fato consolida-se a partir de um olhar pela história da humanidade. A dança já foi forma de agradecimento, culto e adoração aos deuses, prática da burguesia da corte, dança erudita dos salões chegando finalmente às danças teatrais, folclóricas e populares. O objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de coordenação motora em bailarinas de ballet clássico da cidade de Mandaguari - PR. Sendo do tipo descritiva, irá avaliar através de dados a coordenação motora das bailarinas, tendo um grupo experimental (meninas praticantes de ballet) e um grupo controle(não praticantes), entre 6 a 12 anos de idade. A coleta de dados ocorrerá nas segundas e quartas-feiras, em horário estipulado pela professora responsável pela turma. Os dados coletados serão analisados a partir de estatística definida pelo instrumento de medida KTK (KöperkoordinationsTest Für Kinder) que envolve todos os aspectos de coordenação corporal, e possui como componente o equilíbrio, o ritmo, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. A bateria de testes é composta por quatro testes: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL), e transferência sobre plataformas (TP). O que se espera dessa pesquisa é que os dados coletados através do teste KTK, demonstrem que as meninas praticantes de ballet possuam melhor coordenação motora do que as não praticantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-22
2020-02-03T11:51:43Z
2020-02-03T11:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4758
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944124547072