Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Ema
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cadeia, Cláudio, Ferreira, Dores, Vieira, Leonel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/22159
Resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula.
id RCAP_0b95114faab754a08f4c22695281bafa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino BásicoFormação contínua em matemáticaEnsino da matemáticaEste artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de SantarémUniversidade do MinhoMamede, EmaCadeia, CláudioFerreira, DoresVieira, Leonel20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/22159por1646-2335http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/currentinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:12.698819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
title Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
Mamede, Ema
Formação contínua em matemática
Ensino da matemática
title_short Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
title_sort Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
author Mamede, Ema
author_facet Mamede, Ema
Cadeia, Cláudio
Ferreira, Dores
Vieira, Leonel
author_role author
author2 Cadeia, Cláudio
Ferreira, Dores
Vieira, Leonel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Ema
Cadeia, Cláudio
Ferreira, Dores
Vieira, Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua em matemática
Ensino da matemática
topic Formação contínua em matemática
Ensino da matemática
description Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/22159
url https://hdl.handle.net/1822/22159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/current
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133086495014912