Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/22159 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula. |
id |
RCAP_0b95114faab754a08f4c22695281bafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino BásicoFormação contínua em matemáticaEnsino da matemáticaEste artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de SantarémUniversidade do MinhoMamede, EmaCadeia, CláudioFerreira, DoresVieira, Leonel20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/22159por1646-2335http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/currentinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:12.698819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
title |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico Mamede, Ema Formação contínua em matemática Ensino da matemática |
title_short |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
author |
Mamede, Ema |
author_facet |
Mamede, Ema Cadeia, Cláudio Ferreira, Dores Vieira, Leonel |
author_role |
author |
author2 |
Cadeia, Cláudio Ferreira, Dores Vieira, Leonel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mamede, Ema Cadeia, Cláudio Ferreira, Dores Vieira, Leonel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua em matemática Ensino da matemática |
topic |
Formação contínua em matemática Ensino da matemática |
description |
Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/22159 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/22159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/current |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133086495014912 |