O SIC K: um contributo para análise da programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hugo Miguel Tavares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4206
Resumo: A programação televisiva infanto-juvenil reveste-se de uma importância crucial na actualidade. A par do desenvolvimento e utilização pelas crianças de novas tecnologias, a televisão continua a ser um médium poderosíssimo que cativa estas audiências. O canal temático da SIC especializado na emissão para estes públicos – a SIC K – é o caso de estudo desenvolvido, no âmbito do projecto de dissertação, conducente à obtenção do grau de mestre em Comunicação Multimédia, na Universidade de Aveiro. Este trabalho de investigação focaliza-se na identificação das tendências nacionais e internacionais da programação televisiva da SIC K, pretendendo, com isso, contribuir para um melhor conhecimento do único canal português inteiramente dedicado ao público infanto-juvenil. A metodologia utilizada é a de estudo de caso. O estudo baseia a sua análise na oferta da programação e na sua relação com os diversos públicos alvo a que se direcciona. Destacando a identificação das tendências verificadas, na produção nacional e nos programas internacionais. O objecto de estudo, o caso SIC K, surge da escassa informação relativa à temática em análise, apesar de existirem alguns estudos relacionados com crianças e televisão, por parte de Manuel Pinto, Sara Pereira e Cristina Ponte, mas, que não focam o aspecto das tendências da programação. A nível internacional e, como Sara Pereira referiu na conferência “Creating the World: televisão e crianças”, na Universidade de Aveiro é no Reino Unido e nos Estados Unidos, entre outros que se encontram alguns estudos sobre esta temática de análise da programação infanto-juvenil. Mais se acrescenta que o projecto em análise faz parte de um projecto mais amplo – a SIC K.
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