Emoções no período escolar : estratégias parentais face à expressão emocional e sintomas de internalização e externalização da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Isabel Martins Teixeira de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4926
Resumo: Tese de mestrado em Psicologia Clínica.
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spelling Emoções no período escolar : estratégias parentais face à expressão emocional e sintomas de internalização e externalização da criançaEmotions during childhood : parental coping with children's emotions and children's externalizing and internalizing symptonsTese de mestrado em Psicologia Clínica.O estudo das emoções e a sua relação com o temperamento da criança tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores, desde há algum tempo, sendo hoje indiscutível o seu papel central no funcionamento humano, quer adaptativo, quer desajustado. A sua relação com a psicopatologia infantil começa também a merecer destaque especial e é sobre ela, e sobre o contributo fundamental da socialização das emoções na família, que nos debruçamos neste trabalho. O estudo da relação das emoções com o ajustamento da criança tem vindo a fornecer contributos importantes para o desenvolvimento de intervenções preventivas em saúde mental, que procuram não só desenvolver a competência emocional das crianças, como desenvolver competências nos pais para que consigam, mais eficazmente, ajudar as suas crianças a nomear, diferenciar e regular as suas emoções e compreender as emoções dos outros, a favor de um mais equilibrado e ajustado funcionamento intra e interpessoal. O estudo 1 incidiu na avaliação das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação, já amplamente utilizados na investigação internacional, relativos às reacções parentais face à expressão emocional negativa da criança e à avaliação de dimensões temperamentais da criança. No âmbito deste estudo desenvolveram-se novos instrumentos relativos à avaliação das reacções parentais face à expressão emocional positiva da criança e à avaliação de problemas de comportamento disruptivo. Os resultados relativos às propriedades psicométricas dos instrumentos são apresentados e discutidos tendo em conta a sua adequação à investigação e avaliação de programas de prevenção. O estudo 2 foca-se no desenvolvimento emocional da criança em contexto familiar, examinando-se as reacções parentais perante as emoções negativas e positivas da criança, tendo em conta agrupamentos emocionais específicos. Este estudo relacionou as reacções parentais perante distintas emoções positivas e negativas, diferentes dimensões do temperamento e algumas expressões sintomatológicas da criança. As relações encontradas sugerem a possibilidade das diferentes emoções negativas terem funções diferenciadas no funcionamento da criança e das emoções positivas poderem estar, igualmente, implicadas no ajustamento do indivíduo, tal como as reacções parentais perante as mesmas emoções. Os resultados são discutidos tendo em conta as suas implicações para a investigação e avaliação de programas de prevenção em meio familiar.The study of emotions and its relation with temperament has long started to interest researchers. Nowadays it is accepted that emotions play a central role in human development, either adjusted or pathological. In this work we focus on its relationship with child psychopathology, and the fundamental contribution of the emotions’ socialization, a field that has been receiving great attention in recent years. The study of the link between emotion and child adjustment has been providing important contributions to the development of prevention programs in mental health that seek not only to promote children’s emotional competence but also to promote parental capability to help children name, differentiate and regulate their emotions, in pursuit of a more adjusted intra and interpersonal functioning. Study 1 attempted to make the adaptation to Portugal of some instruments, largely used in international research on the influence of parental coping with children’s emotion on children’s psychosocial adjustment and temperament, and also of an instrument designed to tap temperament in early childhood. Some new questionnaires were developed to evaluate parental coping with children’s positive emotions, and disruptive behaviour problems. The results regarding the psychometric properties of the instruments are discussed considering their suitability for research and prevention programs evaluation. Study 2 is focused on emotional developmental in family context and examines the relations between parental coping with children’s negative and positive emotions considering specific groups of emotions. This study has related parental reactions to different categories of positive and negative emotions, several temperamental dimensions and some psychopathological symptoms in children. The relations found suggest that different negative emotions might have distinct functions in child development, and that positive emotions might also be involved in child adjustment, as well as parental reactions to the same emotions. The results are discussed considering their implications for future research and family-based prevention program evaluation.Soares, IsabelUniversidade do MinhoMelo, Ana Isabel Martins Teixeira de2005-12-122005-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:52.269889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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