O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44784 |
Resumo: | O presente documento, denominado de Relatório Final, tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A PES foi desenvolvida na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, especificamente, com uma turma do 7º ano e uma turma de 12º ano de escolaridade (3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, respetivamente). A estrutura definida pela Instituição prevê a compreensão do relatório dividido por quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). Relativamente à primeira área é de salientar a oportunidade de ter um conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino publico português, pela visão do professor. A segunda área será relatada, de forma reflexiva e critica, de todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF). Em relação à terceira área, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da direção de turma, a participação em eventos organizados pelo grupo de Educação Física e a realização de projetos de intervenção e investigação-ação. Por último realizei um estudo com o objetivo de perceber o impacto do Desporto Escolar nas competências motoras dos alunos. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico proporciona a compreensão da educação no seu contexto mais abrangente e a reflexão do processo de ensinar e aprender mediante atitudes reflexivas da realidade escolar e do universo da sala de aula onde a ação docente se desenrolou, e permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e das minhas vivências pessoais desportivas. |
id |
RCAP_0bac3c26833c9a77b727c4d9506e63a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunosPrática de ensino supervisionadoRelatórioEducação físicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento, denominado de Relatório Final, tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A PES foi desenvolvida na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, especificamente, com uma turma do 7º ano e uma turma de 12º ano de escolaridade (3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, respetivamente). A estrutura definida pela Instituição prevê a compreensão do relatório dividido por quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). Relativamente à primeira área é de salientar a oportunidade de ter um conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino publico português, pela visão do professor. A segunda área será relatada, de forma reflexiva e critica, de todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF). Em relação à terceira área, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da direção de turma, a participação em eventos organizados pelo grupo de Educação Física e a realização de projetos de intervenção e investigação-ação. Por último realizei um estudo com o objetivo de perceber o impacto do Desporto Escolar nas competências motoras dos alunos. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico proporciona a compreensão da educação no seu contexto mais abrangente e a reflexão do processo de ensinar e aprender mediante atitudes reflexivas da realidade escolar e do universo da sala de aula onde a ação docente se desenrolou, e permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e das minhas vivências pessoais desportivas.Flôres, FábioRepositório ComumBernardes, Bráulio2023-05-16T14:30:21Z2023-01-162023-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44784TID:203289528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.285119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
title |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
spellingShingle |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos Bernardes, Bráulio Prática de ensino supervisionado Relatório Educação física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
title_full |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
title_fullStr |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
title_full_unstemmed |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
title_sort |
O impacto da prática do desporto escolar na competência motora dos alunos |
author |
Bernardes, Bráulio |
author_facet |
Bernardes, Bráulio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flôres, Fábio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Bráulio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionado Relatório Educação física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionado Relatório Educação física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento, denominado de Relatório Final, tem como principal finalidade a reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido no ano letivo 2021/2022, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A PES foi desenvolvida na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, especificamente, com uma turma do 7º ano e uma turma de 12º ano de escolaridade (3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, respetivamente). A estrutura definida pela Instituição prevê a compreensão do relatório dividido por quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II), Escola e Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional (Área IV). Relativamente à primeira área é de salientar a oportunidade de ter um conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino publico português, pela visão do professor. A segunda área será relatada, de forma reflexiva e critica, de todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF). Em relação à terceira área, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da direção de turma, a participação em eventos organizados pelo grupo de Educação Física e a realização de projetos de intervenção e investigação-ação. Por último realizei um estudo com o objetivo de perceber o impacto do Desporto Escolar nas competências motoras dos alunos. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico proporciona a compreensão da educação no seu contexto mais abrangente e a reflexão do processo de ensinar e aprender mediante atitudes reflexivas da realidade escolar e do universo da sala de aula onde a ação docente se desenrolou, e permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e das minhas vivências pessoais desportivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-16T14:30:21Z 2023-01-16 2023-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44784 TID:203289528 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44784 |
identifier_str_mv |
TID:203289528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918735822848 |