Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sandra Christina Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24629
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
id RCAP_ec903886b2443261dad4ab7ad0ef8d4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissionalEmpreendedorismoCompetênciasEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016O presente relatório de prática de ensino supervisionada teve como finalidade compreender a influência que os concursos de empreendedorismo trouxeram no desenvolvimento de competências em 26 alunos do último ano do curso Técnico de Gestão. Para o efeito foi realizado um trabalho de intervenção na disciplina de Gestão. Neste sentido, foram lecionadas seis aulas com estratégias de ensino diversificadas. Contudo, deu-se prioridade a uma aprendizagem baseada no princípio “aprender a fazer”. A recolha de dados foi efetuada através do diário de campo, de questionários e de entrevistas. Os resultados indicaram que os alunos não apresentavam competências empreendedoras. Contudo, a participação em concursos de empreendedorismo permitiu-lhes refletir sobre a possibilidade de criar, no futuro, um negócio. Por outro lado, a participação em atividades práticas fez com que os alunos ficassem mais empenhados e participativos no processo de ensino-aprendizagem. A grande conclusão que se retira deste trabalho é que os professores não devem simplesmente transmitir informações ou conhecimentos, mas sim encontrar estratégias de ensino que façam com que o aluno goste de estar na sala de aula e que goste, sobretudo, de aprender. Se assim for, o aluno estará recetivo a todas as competências que o professor lhe quiser desenvolver.The following report presents the supervised teaching practice in a management vocational course. The main purpose of this work is to understand how the entrepreneurship contest facilitates the development of new skills in a class of 26 students. In order to achieve this goal, diverse teaching strategies were implemented. However, “Learning by doing” was the major strategy used. All the information was retrieved with the help of field diary, questionnaires and interviews. The results showed that students did not have entrepreneurial skills. The participation in the entrepreneurship contest allowed them to reflect on the possibility of creating a future business. It was also verified that the participation in entrepreneurship contest helped the student becoming more engaged with learning process. The major conclusion that can be drawn from the data analysis and interpretation is that the teachers are not only needed to facilitate. Teachers also have a crucial role identifying new strategies for enhancing process. With this approach the students will be more receptive to all the skills that the teacher wants to develop.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Sandra Christina Brito2016-09-06T10:02:36Z20162016-06-092016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24629TID:201694930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.516219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
title Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
spellingShingle Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
Gomes, Sandra Christina Brito
Empreendedorismo
Competências
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
title_full Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
title_fullStr Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
title_full_unstemmed Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
title_sort Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
author Gomes, Sandra Christina Brito
author_facet Gomes, Sandra Christina Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Ana Paula, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sandra Christina Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Competências
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Empreendedorismo
Competências
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06T10:02:36Z
2016
2016-06-09
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24629
TID:201694930
url http://hdl.handle.net/10451/24629
identifier_str_mv TID:201694930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134329875464192